Blogs   ››   Blog do Adelson
A IT Mídia de sempre

Onde tudo começa

Adelson Sousa Publicado em 01 de Julho de 2014 às 09h06

"Porque construir uma obra relevante e um legado irreplicável tem suas dores. Envolve visão de longo prazo, desapego ao que não mais é estratégico e revisão de mentalidade."

Eu me lembro de quando o grande barato do nosso negócio era vender publicidade em revista. Assim tudo começou, até a IT Mídia dar surpreendentes saltos, por exemplo quando nos fixamos definitivamente no segmento de comunicação B2B, enquanto competidores desviavam a atenção para o mercado de consumo. Também quando lançamos o IT Web e, na época em que ninguém falava de multiplataforma, já estávamos estruturados desta forma: impresso, web e evento - este último, outra ruptura, com o desenho de um modelo até então nunca visto.

A IT Mídia - e a IT Mídia para mim - sempre foi assim, um sonho profundamente desafiador. Basta observar que, dos negócios de mídia especializada, poucos ficaram de pé. Porque construir uma obra relevante e um legado irreplicável tem suas dores. Envolve visão de longo prazo, desapego ao que não mais é estratégico e revisão de mentalidade. Provoca, naturalmente, questionamentos do mercado: “mas o que esses caras estão fazendo?”.


Tudo bem. A gente adora explicar.


Agora temos um novo ponto de impacto. Ele se chama IT Forum 365, para tecnologia da informação, e Saúde Business 365, para o mercado de saúde. Plataformas de mídia social B2B, estes novos produtos costuram e simplificam diretrizes já bastante conhecidas na IT Mídia: conteúdo, com forte colaboração da comunidade; relacionamento, agora o tempo todo; e negócios, pura consequência dos dois pilares anteriores quando muito bem feitos.


Apesar de mudança não significar uma novidade para nós, esse momento traz dores diferentes: a maior, certamente, é descontinuar títulos pelos quais nos apaixonamos, como CRN, InformationWeek e FH, diretamente conectados à nossa origem. Crise da mídia impressa? Baixa rentabilidade? Estas até seriam justificativas convincentes, só que tais publicações saíram de cena no auge, mantendo a posição de líderes em seus respectivos mercados - TI e saúde.


Muitos negócios editoriais têm optado por esticar a periodicidade das revistas, vislumbrando um cenário pessimista para os impressos. Não é o nosso perfil. Após 17 anos de IT Mídia, tomei a decisão empresarial mais difícil de todas, porém baseada, novamente, em uma visão estratégica, estruturada e consistente. Ao mesmo tempo, Miguel e eu resgatamos a sociedade original. Juntos, voltamos a concentrar a liderança da empresa, suportando o nosso competente e afinado time no dia a dia.


É por tudo isso que confiamos inteiramente no que fazemos.


Agora, estamos aqui, vivendo essa transformação com a tradicional alegria que transborda da IT Mídia e que todo o mundo percebe. Fortalecemos a missão que assumimos lá no início, o norte perene de nossa atuação: informar, conectar e gerar negócios entre profissionais e empresas.


No fim das contas, entre tantos pontos de mudança, a gente mantém os pés na origem de tudo.


Este é o meu primeiro post por aqui. Espero que gostem!

Um forte abraço,

Adelson Sousa

Tags
Nenhuma tag cadastrada
Comente e compartilhe sua opinião com nossa comunidade!

Sobre o blog

Blog do Adelson

Top mais lidas


Top posts comentados