Blogs   ››   Inovação e Inteligência Coletiva
iColetiva

Inovação, Tecnologia e Direito

Inovação e Inteligência Coletiva iColetiva Publicado em 13 de Fevereiro de 2015 às 09h50
Inovação, Tecnologia e Direito

Quais os assuntos da ordem do dia dos gestores para 2015? Do uso de ferramentas de inteligência coletiva para gerar inovação à necessidade de redução de custos que podem impactor os projetos de TIC

Ano de crise o foco é reduzir custos. Aumentam as demissões e a tendência é utilizar mais Terceirizados. Com o dólar em alta como fica o uso de cloud computing, Office 365, e o que mais observar neste tipo de contratação? Como garantir Segurança de Informação neste Cenário? Como fazer a proteção do conhecimento com tantos terceirizados e tantas ferramentas que permitem a fuga dos dados da empresa pelos celulares dos colaboradores?

Quais os impactos da nova lei do Marco Civil da Internet em que há um dever de guarda de logs de aplicações. Afinal, o WiFi pode ser considerado uma aplicação? Como fica a monitoração em ambientes de BYOD e equipamentos de terceiros? Há implicações de riscos trabalhistas, que podem gerar um passivo financeiro no uso destes recursos?

É segura a comunicação de executivos por Whatsapp? A empresa tem um plano de continuidade para risco de apagão digital? Estes são alguns dos desafios dos gestores em um ano que inicia difícil, com cortes de pessoas e orçamentos.

Nos últimos anos o Judiciário Brasileiro vem responsabilizando o Gestor de TI e até o sócio da empresa por incidente que envolva mau uso dos recursos tecnológicos da empresa gerando danos a terceiros.

“Dano moral. Transmissão virtual de mensagem ofensiva, por meio de e-mail anônimo, para tanto criado. Não incidência da Lei de Imprensa, matéria cuja apreciação no agravo se ressalvou. Decadência afastada. Responsabilidade solidária do sócio e da empresa cujas quotas titula, em sua maioria, em suas dependências havidos os fatos e instaladas as CPUs apreendidas. Indenização devida” (TJ/SP). Que cuidados o CIO deve tomar?

Afinal, o que não dá para abrir mão, nem em tempos de crise, sob pena de o barato sair caro? Participe do nosso blog sobre inovação, tecnologia, governança, compliance e Direito Digital para saber o que há de mais importante sendo discutido pelo Mercado.
Tags
Nenhuma tag cadastrada
Comente e compartilhe sua opinião com nossa comunidade!

Sobre o blog

Blog de Inovação e Inteligência Coletiva

Top mais lidas


Top posts comentados