Blogs   ››   Profissão TI
Rede baseada em IPv6

Rede baseada em IPv6 está em operação

Profissão Ti Publicado em 12 de Maio de 2015 às 16h22

Esse primeiro momento da internet é chamado de "Internet das Máquinas", o segundo e atual é "Internet das Pessoas", mas já podemos identificar a próxima fase da Internet, denominada "Internet das Coisas".

Em 2011 muita gente ficou preocupada com o anúncio que o estoque de números IP disponíveis, baseados em IPv4 na IANA, estava muito próximo do esgotamento. Foi um sinal bem claro que os ventos estavam mudando de direção.


 A Internet foi criada pensando em máquinas (estações de trabalhos e servidores), cresceu usando IPv4, ganhou popularidade e passou a ser um recurso amplamente utilizado pelas pessoas, seja para fim profissional ou social.


 Esse primeiro momento da internet é chamado de  "Internet das Máquinas", o segundo e atual é "Internet das Pessoas", mas já podemos identificar a próxima fase da Internet, denominada "Internet das Coisas". Essa fase permite que todo e qualquer dispositivo (seja um relógio, celular, geladeira ou carro) tenha um número IP e troque dados via Internet. Para que esse conceito ubíquo da Internet seja possível é preciso que o IPv6 esteja efetivamente em uso. Até lá, cabe a nós descobrirmos as inúmeras possibilidades de aplicação.


E, então, que venha a Internet da Coisas!


 

*Sandro Melo é Coordenador do Curso de Redes de Computadores da BandTec

Tags
Nenhuma tag cadastrada
Comente e compartilhe sua opinião com nossa comunidade!

Sobre o blog

Profissão TI é um espaço de discussão sobre a desafiadora formação do profissional de TI na era digital, em um momento de velocidade nas transformações do mercado. Professores da BandTec e especialistas do mercado debatem temas relacionados à carreira.

Top mais lidas


Top posts comentados