Blogs   ››   Inteligência de Mercado
Artigo

Internet das Coisas. Que coisa!!

Sergio Basilio Publicado em 17 de Julho de 2015 às 13h10

A Tecnologia da Informação é movida pela inovação. A TI é, provavelmente, a área do conhecimento humano mais inovadora de todas. Nos últimos 35 anos nós oferecemos ao mundo o computador pessoal, a rede local, milhares de softwares, aplicativos e muitas outras tecnologias que facilitaram em muito a vida das pessoas e empresas. Em parceria com as Telecomunicações, fomos bem mais longe: mudamos profundamente o mundo! O telefone celular – e o seu neto smartphone – e a Internet são exemplos disso.

Entre 1995 e 2003 a produtividade média do trabalhador da americano do norte dobrou! A Internet foi a grande responsável. O mesmo fenômeno deve ter se passado na maioria dos países. Daí em diante essa produtividade tem aumentado em taxas bem mais modestas. Nos últimos 3 anos foi de míseros 0,6% ao ano. 

Os analistas preveem que nos próximos 10 anos haverá uma nova explosão da produtividade em todo o mundo graças a três letrinhas: IoT. São as iniciais de “Internet das Coisas” em inglês. 

O que é isso? Existem várias definições. Aí vai a minha: trata-se da interconexão de dispositivos que já são inteligentes, mas não se falam. Tudo isso sob uma camada de softwares de inteligência (Big Data, Analytics e Inteligência de Negócios – BI). 

As cifras que envolvem esse conceito são impressionantes. O IDC fala em movimentação em 2020 de US$2 trilhões/ano (com “t” mesmo!) em consequência da adoção dessas tecnologias. A Cisco fala em US$20T acumulados até 2020 com a interconexão de 50 bilhões de dispositivos.

Ficção? Negativo. Já existem muitas aplicações hoje funcionando: cinco mil ônibus conectados em cidades brasileiras, sistemas de vigilância inteligentes em Bogotá e Cidade do México, controle de vazamento de gás e água em Vancouver, Barcelona conectada, carros que detectam buracos na pista e enviam a informação para as prefeituras na Inglaterra, e muitas outras.

Fala-se também em Internet de Tudo (IoE das inicias em inglês), conectando coisas a pessoas, processos e dados. E, podem acreditar, isso não vai parar por aí...

Leia sobre o assunto. Procure seus parceiros de negócio. Existe um montão de oportunidades surgindo para você e sua empresa. 

Que coisa, hein?



Sergio Basilio é Diretor de Estratégia e Soluções para a América Latina e responsável pela estratégia global de IoT do Westcon Group

Tags
Nenhuma tag cadastrada
Comente e compartilhe sua opinião com nossa comunidade!

Sobre o blog

Blog de Inteligência de Mercado

Top mais lidas


Top posts comentados