Blogs   ››   Reviews
B. Piropo

Até breve

Benito Piropo Publicado em 08 de Setembro de 2015 às 15h50

B. Piropo encerra o ciclo das colunas regulares no ITForum 365 e se despede. Veja aqui seus planos para o futuro próximo.

Desde há um par de anos, quando o Caderno de Informática do jornal Estado de Minas parou de circular, tenho restrito minhas colunas a dois portais da Internet. Quem leu minha coluna anterior no outro portal sabe que decidi interromper a publicação de colunas regulares, mesmo na Internet. E tanto lá quanto cá.

A coluna acima citada foi uma coluna de despedida, assim como esta. Na verdade, sendo os motivos os mesmos e devendo tanto à equipe daqui quanto à de lá os mesmos agradecimentos relativos à fidalguia com que fui recebido e a forma amigável e respeitosa com que fui tratado, cheguei até a pensar em repetir aqui a coluna que publiquei lá – e para isto já havia até recebido a aquiescência de ambos os editores para plagiar a mim mesmo e republicar o mesmo texto com as devidas adaptações. Mas mudei de ideia por diversas razões, das quais a principal foi crer que isto não seria justo com meus leitores que eventualmente leram a coluna anterior fazer com que encontrem aqui o mesmo texto caso façam a gentileza de ler esta.

Figura 01

B.Piropo se despede

Então, ficamos assim: para os que não leram a coluna anterior e quiserem conhecer as razões que fizeram este velho e curtido escrevinhador abdicar da obrigação de escrever duas colunas semanais, sugiram que cliquem no atalho no primeiro parágrafo. Tenho certeza que entenderão os motivos que me levaram a subtrair este peso de meus ombros cansados. Para os que leram (ou não...), vão aqui algumas considerações sobre o que pretendo fazer no futuro – sempre levando em consideração que os horizontes do futuro de um septuagenário são bastante menos amplos que o da maioria de vocês leitores.

Antes, porém, alguns esclarecimentos. Primeiro, se não ficou claro nos parágrafos anteriores, que fique agora: esta é minha última coluna regular publicada às terças-feiras no ITForum 365. É uma coluna de despedida (mas note a referência a “coluna regular”; já volto a falar nisso). Com ela encerro um ciclo que começou em janeiro de 2013 mas, na verdade, é muito mais velho que isto, já que as colunas no IT Web/ITForum foram uma sequência das que eu publicava regularmente no Forum PCs, que começaram em janeiro de 2005 e se encerraram no final de 2012 quando o FPCs foi adquirido pela IT Mídia, portal onde se insere o IT Web/ITForum 365.

Como disse acima, aqui no ITForum 365 fui recebido de forma fidalga e obtive um tratamento sempre afetuoso e pleno de respeito – mais até do que mereço. Vitor Cavalcanti, meu editor e amigo (tornar-se amigo do Vítor depois de conhecê-lo é praticamente inevitável), e minha querida amiga Débora Oliveira, assim como todo o restante da pequena, porém aguerrida equipe, merecem meus agradecimentos mais sinceros. Apesar de quase não os ver, já que eu moro no Rio e a redação fica em São Paulo, sei que vou sentir falta deles. Gente boa, da melhor qualidade. E séria. Gente com quem se tem prazer em trabalhar.

Mas, como eu disse acima, esta é minha última coluna regular no ITForum 365.

O que isso significa?

Bem, significa que minhas ligações com a equipe não foram rompidas. E não só as ligações afetivas, as de trabalho também não. O que me levou a oferecer ao Vítor – e ele aceitar – uma colaboração eventual, sem laços de obrigação nem compromisso de regularidade.

Ou seja: no dia em que eu tiver meu interesse atraído por algum tema sobre tecnologia que me pareça combinar com o Forum 365 e achar que vai bem uma coluna sobre ele, caso o Vítor concorde com este interesse, vocês lerão por aqui mais uma coluna do B. Piropo.

Mas não é só isso.

Há muito tempo que determinadas coisas, pessoas ou acontecimentos atraem minha atenção e me dão vontade de escrever sobre elas. Mas são coisas, pessoas e acontecimentos que nada têm a ver com tecnologia, portanto não caberia publicar aqui os escritos.

Então, principalmente por esta razão, resolvi ressuscitar o Sítio do Piropo.

A quem não conhece, recomento uma visita para ver do que se trata. Lá, principalmente na seção Escritos, estão transcritas, literalmente, milhares de colunas, quase tudo que venho publicando nestes últimos 25 anos, desde que comecei a publicar no extinto suplemento “Informática, Etc.” a coluna Trilha Zero. É um bocado de material, muita velharia, mas também muita coisa boa, assuntos que jamais perdem a atualidade como a série de colunas que publiquei sobre a vida de Charles Babbage (a primeira delas está aqui), ou de Nicola Tesla (a primeira delas está aqui ). Ou ainda sobre a Razão Áurea e a sequência de Fibonacci (a primeira destas está aqui ). E mais um monte de coisas interessantes. Se você leu esta coluna até aqui, garanto que vai gostar das séries acima citadas.

O problema é que por razões que não vêm ao caso, embora esteja no ar e absolutamente funcional (com exceção do mecanismo de busca) o Sítio do Piropo não é atualizado há dois anos. E necessita de cuidados profissionais para se tornar novamente um sítio movimentado.

Pois vou cuidar disto, contratar um profissional (alguém se habilita?) e reestruturar o sítio. E nele publicar as bobagens que me vierem a cabeça.

Espero encontrá-los por lá.

Ou então, por aqui mesmo, em uma das colunas eventuais que prometo publicar.

Como já disse alhures, isso não é um adeus.

É um até breve.

B. Piropo
Tags
Nenhuma tag cadastrada
Comente e compartilhe sua opinião com nossa comunidade!

Sobre o blog

Em Reviews, você encontra testes, avaliações e análises de hardwares, softwares e demais produtos de tecnologia.

Top mais lidas


Top posts comentados