Nova fase

Infor vive momento de transformação nos negócios e mira cloud e verticais

Publicado por: Déborah Oliveira Publicado em 11 de Março de 2015 às 17h10

Fabricante aposta suas fichas na mudança de liderança e nas oportunidades em nuvem em solo nacional

Fabricante aposta suas fichas na mudança de liderança e nas oportunidades em nuvem em solo nacional
Há muitos anos, a Infor era conhecida apenas como fornecedora de software de gestão empresarial. Mas assim como seus concorrentes, como SAP e Oracle, que ampliaram o leque de produtos, também acrescentou itens ao seu portfólio em linha com a demanda do mercado. Hoje, a companhia norte-americana posiciona-se como fornecedora global de aplicações empresariais e serviços.

“Somos uma empresa de aplicações, focada em verticais”, sintetiza John Flavin, vice-presidente-executivo da Infor, responsável por Américas. Em evento realizado pela fabricante hoje (11/3), em São Paulo, Flavin explicou que a estratégia por verticais é a chave para o crescimento dos negócios e é altamente benéfica para o mercado que poderá contar com um fornecedor especializado por setores. “Clientes querem alguém que entenda seus negócios”, completa.

Lisandro Sciutto, diretor sênior de gerenciamento de produto da Infor, explica que a Infor trabalha, hoje, com 13 indústrias, a mais recente delas é pequenas e médias empresas (PMEs), já que os negócios menores são maioria em diversos locais do mundo e, especialmente, no Brasil.

Além da estratégia por verticais, a Infor aposta ainda em um design diferenciado de seus produtos. “Acreditamos que quando as pessoas usam software, elas têm de trabalhar com interface e usabilidade atraentes, muito além de uma tela preta”, diz Flavin. 

Para possibilitar uma experiência visual avançada para seus clientes, a Infor conta com uma agência própria, criada em 2012. A Hook & Loop é composta por 150 pessoas, que não têm formação em TI, e que buscam transformar a experiência do usuário em seus softwares. “Esse é fim da tirania do superusuário que tem de clicar em muitas telas e saber diversos comandos para realizar uma tarefa simples. Com um design avançado, a interação é fácil e intuitiva, em apenas uma tela”, assina Sciutto.

A vez de cloud
Segundo Flavin, cloud ganhou notoriedade e a Infor está gerando mais negócios no modelo, em razão da sua flexibilidade e do custo atraente. “Mas isso não significa que todos têm de ir para a nuvem. Por isso, também contamos com as soluções on premise”, diz.

Em entrevista ao IT Forum 365, Flavin contou que assim como seus rivais, a Infor está em plena jornada para a nuvem. Hoje, enumera o executivo, já são mais 40 aplicações em cloud, 2,6 mil clientes no mundo, 25 milhões de usuários e mais de dez anos de experiência na nuvem. Como parte da estratégia para o modelo, a Infor tem parceria com a Amazon Web Services (AWS) para oferecer sua InforCloud.

Ainda que o momento econômico atual no Brasil seja de atenção, Flavin está animado com as possibilidades de crescimento em solo nacional em razão da demanda pelo modelo e da atuação por verticais. “Esperamos expansão moderada, mas há um cenário de grandes oportunidades”, conta. 

Um dos estímulos para o otimismo de Flavin está na chegada de Paulo Padrão, que assume a vice-presidência de Vendas no Brasil e Região Sola da Infor. Há três dias no cargo, Padrão, que voltou ao Brasil após anos vivendo nos Estados Unidos, assumiu o compromisso de transparência com a cadeia de valor da Infor. 

A Infor está apostando as fichas em Padrão, após sucessivas trocas de liderança no País. Em junho de 2014, André Papaleo, à frente da operação nacional e na América Latina como vice-presidência regional de Vendas para Contas Globais, deixou a empresa. Depois, foi a vez de Roberto Regente, que ficou quatro meses na posição.

Nos próximos dias, Padrão vai reunir-se com parceiros e clientes para ouvi-los. “Quero entender seus negócios e promover um verdadeiro alinhamento, além de corrigir o que precisa ser corrigido e intensificar o que funciona bem”, afirma. Ele diz que sua motivação para voltar para o País e assumir o desafio está no fato de enxergar na Infor um trabalho diferenciado baseado em antecipar problemas e necessidades dos clientes.
Comente e compartilhe sua opinião com nossa comunidade!

Últimas notícias