Notícias   ››   Indústria   ››   Gestão e Estratégia
Investimentos

FarMelhor adota soluções para ampliar vendas e negócios

Autor: Tissiane Vicentin
Fonte: IT Forum 365 Publicado em 15 de Outubro de 2015 às 11h05

Empresa possui formato de franquia sob medida para as farmácias e drogarias independentes que querem crescer e se estabelecer no mercado

FarMelhor adota soluções para ampliar vendas e negócios
A FarMelhor investe em um modelo que utiliza tecnologia, parcerias, relacionamento e marketing como ferramentas para aumentar as vendas e fidelizar o consumidor final.

A empresa foi criada em 2009 na cidade de Piumhi, em Minas Gerais, por farmacêuticos e empreendedores do segmento e fornece um formato de franquia sob medida para farmácias e drogarias independentes que querem crescer e se estabelecer no mercado. Atualmente, a rede possui 170 unidades espalhadas em 10 estados do Brasil.

Até 2014, os franqueados tinham em suas lojas sistemas de automação distintos e isso gerou dificuldades na operação e nos serviços de consultoria disponibilizados pela FarMelhor, além de inviabilizar negociações baseadas em históricos reais de vendas. Naquele momento, 23 lojas da rede estavam insatisfeitas com o sistema instalado.

Para atender de forma completa e unificar o sistema em sua rede, a FarMelhor aderiu a diversos produtos da Linx, dentre eles o sistema de automação Big, painel de indicadores iFarma e cadastro fiscal iMendes, todos específicos do setor farmacêutico.

"Percebemos que trabalhar com pessoas que não entendiam as particularidades do setor farmacêutico não era uma experiência satisfatória", afirma Ronise Sibinelli, diretora de TI da FarMelhor. "Por isso optamos pela Linx que tem conhecimento aprofundado no segmento de farmácias."

A Linx realizou um estudo de viabilidade e foi responsável por desenvolver um conjunto de softwares e serviços para atender às necessidades da FarMelhor. A iniciativa possibilitou inclusive o fechamento de novas parcerias junto a empresas de captação de dados mercadológicos, como IMS Health e Close Up International.

Sobre aspectos diferenciais do sistema de automação, um dos pontos fortes é o tratamento do estoque. Antes, itens incluídos no estoque, por exemplo, demoravam a ficar disponíveis para venda. “Com a implantação em março de 2014 do módulo de entrada de mercadorias do sistema Linx Farma, o cliente ganhou agilidade no processo de venda”, afirma Rodrigo Favaro, diretor comercial da vertical de farmácias da Linx.

O software de automação de drogarias da companhia também disponibilizou pontos-fidelidade, descontos, brindes, entre outros benefícios para o consumidor. “O sistema é inteligente e permite uma série de possibilidades de venda que gera mais negócios. Ficamos felizes, porque também foi possível customizar o software com o Programa de Benefícios de Medicamentos (PBM), que disponibiliza remédios com descontos para o consumidor e acaba atraindo mais clientes para as unidades da FarMelhor”, afirma Ronise.

Já com a adoção do painel de indicadores iFarma, feita em maio de 2014, permitiu que a companhia realizasse a gestão da rede de franquias, com a centralização das informações de compra e venda. O sistema é usado como indicativo da demanda prevista e realizada nas negociações comerciais que a franqueadora realiza em benefício da rede, compara dados de laboratórios, monitora campanhas, acompanha o desempenho geral da rede, avalia e compara o ticket médio entre as lojas da rede, entre outros diferenciais.

Quanto ao cadastro fiscal, iMendes, é um benefício disponível para as drogarias que desejam fazer uma gestão adequada de tributos, como foco a redução da carga tributária dos franqueados.

Com a frente de loja no sistema Linx, a FarMelhor passou a ter um leque de possibilidades para trabalhar seus produtos. “O novo PDV nos permite realizar vendas agregadas, o que contribuiu para o aumento da lucratividade e do ticket médio”, afirma Ronise.

Em um ano e meio, o sistema Linx Farma foi implementado em cerca de 60 das 170 unidades da FarMelhor nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Bahia e Pernambuco. “O Linx Farma permite o atendimento do consumidor de forma personalizada. O cliente gosta, porque na hora da compra é oferecida para ele a melhor condição, o melhor produto e a melhor marca”, diz Ronise.\
Recomendado para Você
Comente e compartilhe sua opinião com nossa comunidade!

Últimas notícias