Notícias   ››   Canal   ››   Capacitação
Oceano de possibilidades

Samsung e USP inauguram centro de treinamento e estimulam criação de ferramentas tecnológicas

Publicado por: Tissiane Vicentin Publicado em 14 de Abril de 2016 às 17h04

Abertura oficial foi realizada na manhã desta quinta-feira, 14

Samsung e USP inauguram centro de treinamento e estimulam criação de ferramentas tecnológicas
A Samsung e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) inauguraram nesta quinta-feira (14/4) mais uma unidade do Ocean, centro de treinamento e capacitação que visa fomentar empreendedorismo e desenvolvimento de soluções tecnológicas. O empreendimento conta com ferramentas que permitirão pesquisa e desenvolvimento de aplicações móveis, internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), realidade virtual e games, bem como aprofundamento de pesquisas da universidade no âmbito da indústria 4.0.

O Ocean USP está instalado em um local de 300 m² no Departamento de Engenharia de Produção da Poli. O laboratório já existia anteriormente no Jardim Paulistano, em São Paulo, mas, com a parceria, foi transferido para a estrutura da Poli. A ideia principal por trás da iniciativa é aproximar a indústria de alunos. “Queremos aproximar ainda mais o mundo corporativo e transformar o centro em um hub até para iniciativas privadas, porque pesquisa e desenvolvimento precisam ter diversidade de ideias”, afirma Mario Loffitte, vice-presidente de marketing e assuntos corporativos da Samsung América Latina.

Além disso, o centro também tem a intenção de criar profissionais mais qualificados. “A Poli foi criada pra promover progresso industrial do País e não fugimos da nossa vocação nos últimos anos, embora o perfil acadêmico tenha sofrido uma mudança considerável”, complementou José Roberto Castilho Pereira, diretor da Poli, durante abertura da solenidade. “Essa iniciativa é mais um passo da escola no sentido de formar profissionais para o sistema produtivo e, especialmente, gente que transforme o sistema produtivo”, comemora.

Essa é a segunda unidade do Ocean. A outra, inaugurada no ano passado, está localizada em Manaus, fruto da parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA). No total, o centro de treinamento soma mais de 1 mil treinamentos e cursos oferecidos a mais de 125 mil universitários.

Capacitação
O Ocean USP oferecerá cursos de extensão, de graduação e pós-graduação com foco não somente em alunos da própria Poli, mas também de outras universidades e da comunidade. De acordo com Davi Nakano, professor e coordenador de graduação do Departamento de Engenharia da Poli, é importante proporcionar esse tipo de abertura para capacitação, atraindo potenciais alunos para a universidade.

De acordo com Eduardo Conejo, head de pesquisa e desenvolvimento do centro de soluções de mídia para América Latina da Samsung Eletronics, eles já estão perto de implementar um curso voltado para desenvolvimento de soluções para internet das coisas. A única ponta solta para o lançamento desse programa é a regulamentação, que ainda está sendo discutida. 

“Queremos dar um enfoque diferenciado do que temos visto. Investimos fortemente na tônica de passar o conceito do potencial de transformação que a IoT tem”, afirmou. “Mas é preciso definir uma regulamentação para gerar resultados. Caso contrário, se não for bem implementado, pode virar caos”, completa. Conejo afirma também que a ideia do curso é englobar todas as camadas, de hardware a infraestrutura e usabilidade.

Essa não é a primeira vez que as organizações trabalham juntas nesse sentido. Em agosto, a Samsung lançou um curso on-line e gratuito com foco em IoT em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológicos (LSI-TEC) e apoio da Poli. A iniciativa foi batizada de Tech Institute Internet das Coisas.
Recomendado para Você
Comente e compartilhe sua opinião com nossa comunidade!

Últimas notícias