Notícias   ››   Gestão TI   ››   Gestão
Foco nos clientes

Empresas devem investir em gestão interna para se tornarem “obcecadas pelos clientes”

Autor: Redação
Fonte: IT Forum 365 Publicado em 28 de Setembro de 2016 às 10h35

Estudo da companhia de pesquisa Forrester mostra segredos para gestão de funcionários para melhorar experiência dos colaboradores com os consumidores

Empresas devem investir em gestão interna para se tornarem “obcecadas pelos clientes”

“Funcionários são a alma de uma empresa obcecada pelo cliente. Não importa o quão avançada as tecnologias de uma empresa são, o tamanho dos seus dados, ou o quão moderno é o marketing. As empresas hoje simplesmente não podem ter êxito sem funcionários que se dedicam aos clientes”. A declaração é de Rick Parrish, analista da Forrester, que, juntamente com seu colega Claire Schooley, entrevistou empresas consideradas “obcecadas pelo cliente”, para entender qual a melhor gestão para elas e de que forma as companhias podem ganhar esse status.

De acordo com o analista, muitas empresas ainda lutam para construir uma força de trabalho obcecada para o cliente, porque, entre outras ações, as companhias esbarram em alguns problemas, como:

1. Contratar funcionários pelas habilidades técnicas e experiências, sem levar em conta suas habilidades de cooperar com colegas de trabalho de forma obcecada pelo cliente.

2. Fracos programas de treinamento, que focam exclusivamente em responsabilidade de trabalho e processos de operações e técnicos, temas que raramente ajudam os funcionários a serem mais obcecados.

3. Deixar de reconhecer a obsessão do cliente - neste caso, os dados mostram que, embora 42% das empresas afirmam que o tratamento ao cliente é um dos seus valores fundamentais, apenas um terço das empresas realmente fazem esforços para manter os funcionários preparados para isso.

O relatório detalhou 15 práticas que são vitais para as empresas que querem contratar, treinar e reter funcionários para esta categoria. Em suma, os analistas descobriram que essas empresas: Contratam funcionários pelas suas mentalidades e não habilidades; investem no treinamento constante de empatia com os clientes; nutrem um ambiente em que funcionários obcecados pelo cliente podem evoluir pelo seu sucesso e são valorizados internamente.

Recomendado para Você
Comente e compartilhe sua opinião com nossa comunidade!

Últimas notícias