Notícias   ››   Segurança   ››   Ameaças
Artigo

BYOD põe em risco a segurança das empresas?

Autor: João Walter Bio Razori *
Fonte: Ascenty Publicado em 14 de Dezembro de 2016 às 09h05

Especialista traz dicas para proteger sua empresa diante do crescimento de políticas de uso de dispositivos pessoais pra o trabalho

BYOD põe em risco a segurança das empresas?

A população está cada vez mais móvel. Hoje a maioria das pessoas depende de tablets, smartphones e dispositivos inteligentes para realizar uma série de atividades do seu dia a dia, tanto da sua vida pessoal como profissional. E como a mobilidade é uma tendência que já se concretizou há muito tempo, o universo corporativo está tendo que aderir a ela, através da BYOD (Bring Your Own Device ou, no português, Traga Seu Próprio Aparelho).

A BYOD possibilita que profissionais utilizem seus dispositivos pessoais para realizarem o seu trabalho. Isto aumenta a sua satisfação e, consequentemente, sua produtividade. Até 2017, pelo menos metade das empresas dos EUA terão uma política de BYOD, segundo o Gartner. Mas assim como outras tendências tecnológicas que surgem no mercado, a BYOD também é alvo de muita preocupação, principalmente em relação à sua segurança.

A seguir falaremos sobre como a BYOD coloca em risco os dados e sistemas das empresas, e o que fazer para implementá-la com total segurança.

Como a BYOD afeta a segurança das empresas
A BYOD é muita vantajosa para aquelas empresas que a aderem. Isso porque, além de melhorar a satisfação e a produtividade dos colaboradores - ao lhe dar a possibilidade de trabalhar remotamente, ela ainda gera economia para o negócio - já que os profissionais utilizam seus próprios dispositivos. Empresas que implementam a BYOD também conseguem criar uma cultura inovadora e moderna e atrair os melhores talentos.

Embora seja extremamente benéfica, essa tendência pode colocar em risco a segurança dos dados e sistemas das empresas, se elas não educarem os seus colaboradores e não controlarem os dispositivos usados por eles. E sem proteção eficiente, esses dispositivos podem infectar a rede empresarial com alguma ameaça e abrir brechas para os cibercriminosos a invadirem e roubarem suas informações.

Seguem algumas más práticas adotadas pelos colaboradores que podem colocar em risco tanto os seus dispositivos pessoais como os dados e sistemas das empresas:

- Abrir e-mails e acessar sites maliciosos;

- Se conectar à redes Wi-Fi públicas para acessar os sistemas corporativos;

- Não relatar o roubo ou a perda do dispositivo para a empresa;

- Instalar aplicativos desconhecidos sem a autorização dos gestores;

- Não atualizar as soluções de segurança.

Que medidas tomar para implementar a BYOD com total segurança
O que os gestores precisam entender é que o risco de violação de segurança só é gerado se a BYOD for mal implementada. Uma implementação segura e correta envolve desde a adoção de soluções de segurança até a promoção de treinamentos relacionados às boas práticas para os colaboradores. Abaixo, listamos as principais medidas que devem ser tomadas pelos gestores para implementarem a BYOD no negócio com total segurança:

1. Estabelecer uma política de BYOD
A principal medida a ser tomada é a criação e o estabelecimento de uma política de BYOD, que especifique as boas práticas de segurança que os colaboradores devem seguir, e também as consequências se elas não forem adotadas.

2. Adotar soluções de segurança eficazes
Firewalls, anti-malwares e ferramentas de gerenciamento de dispositivos são algumas soluções que os gestores precisam adotar para garantir que sua infraestrutura de TI está totalmente segura e que os colaboradores estão seguindo à risca a política de BYOD.

3. Promover treinamentos constantes
De nada adianta estabelecer uma política e adotar ferramentas eficientes, se os colaboradores desconhecerem as boas práticas de segurança. Por isso, é fundamental submetê-los constantemente à programas de treinamentos relacionados à segurança.

*João Walter Bio Razori da Silva é especialista de arquitetura e soluções da Ascenty 

Recomendado para Você
Comente e compartilhe sua opinião com nossa comunidade!

Últimas notícias