Notícias   ››   Big Data   ››   Analytics
Na prática

Com analytics, empresa do setor aeroespacial aumenta precisão de previsões sobre o mercado

Publicado por: Déborah Oliveira Publicado em 11 de Janeiro de 2017 às 09h24

Dommi Business Intelligence aposta em IBM Watson Analytics para montar estudos sobre força militar de um país

Com analytics, empresa do setor aeroespacial aumenta precisão de previsões sobre o mercado

A Dommi Business Intelligence, empresa do setor aeroespacial, faz pesquisas sobre frotas de aeronaves do Exército, Marinha e Aeronáutica para verificar a força aérea de diversos países em todo o mundo. Para aumentar a acuracidade dos dados coletados para a empresa e melhorar a produção de relatórios e precisão de previsões de investimentos na área, a companhia buscou apoio no IBM Watson Analytics.

A empresa monitora dados, como número de aeronaves militares, dados econômicos, como PIB, importação e exportação, de 140 países e faz o cruzamento das informações para avaliar mercados-alvo e entender seu potencial de compra de insumos aéreos, além de construir análises e previsões.

“Queríamos conhecer melhor o mercado e desenvolver oportunidades no setor aeroespecial, mirando a América Latina”, explica Paulo Dominonni, CEO da Dommi Business Intelligence. Segundo ele, o IBM Watson Analytics passou a ser ferramenta estratégica para a companhia para compilar dados e ajudar em previsões.

De acordo com ele, a ferramenta apresenta informações como população do país, taxa de desemprego, salário mínimo e PIB. Esses dados são comparados com os de aeronaves do Exército, Marinha e Aeronáutica, gerando análises.

“Ganhamos em qualidade e profundidade na análise das informações. Conseguimos agora visualizar dados que antes eram difíceis de compreender”, conta Dominonni, acrescentando que no cenário anterior os dados eram inseridos manualmente em planilhas Excel, que geravam alguns gráficos. “Com o IBM Watson Analytics, temos acesso a insights de forma automática”, comemora.

Com esses dados em mãos, empresas do setor podem entender o momento certo para vender um produto para um mercado-alvo. “Considerando que o Brasil é o terceiro País no mundo a produzir aeronaves, essas informações para companhias do segmento são fundamentais para expansão dos negócios.”

Atualmente, por exemplo, a Dommi presta consultoria para uma companhia de trem de pouso, que está focada no mercado nacional e quer expandir negócios na América Latina. Os dados coletados pela Dommi e os insights gerados via Watson Analytics vão ser fundamentais nessa jornada, assinala.

Recomendado para Você
Comente e compartilhe sua opinião com nossa comunidade!

Últimas notícias