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10 táticas para não levar trabalho para casa

10 táticas para você não levar trabalho para casa.

*Thaís Lima

12/08/2019 às 12h07

Foto: Shutterstock

Com tantas demandas em todas as áreas da nossa vida fica até difícil imaginar que é possível não levar trabalho para casa. É necessário ficar equilibrando os pratinhos o tempo todo e para completar existem assuntos pessoais que só conseguimos fazer no horário do trabalho e é mais do que automático pensar: faço isso mais tarde em casa. Especialmente se você já tem celular ou laptop da empresa!

Por isso quero compartilhar contigo hoje 10 táticas para você não levar trabalho para casa:

  1. Converse com o seu gestor sobre a urgência da demanda. Muitas vezes assumimos que a demanda precisa desse esforço e na verdade ela pode ser entregue no outro dia pela manhã sem problema nenhum.
  2. Estabeleça uma matriz de avaliação para definir a urgência e a necessidade de levar trabalho para casa.
  3. Estabeleça períodos de foco total na atividade que você precisa realizar. Como por exemplo, 60 ou 90 min com a sua caixa de e-mail fechada, ramal desviado e outras ações do gênero.
  4. Coloque na sua agenda atividades após ao trabalho que te permitam de fato desconectar e aproveitar para descansar. Faça uma lista de filmes que gostaria de ver, lugares em sua cidade que gostaria de visitar.
  5. Delegue, compartilhe, peça ajuda às pessoas da sua área ou mesmo áreas envolvidas para que você consiga finalizar os projetos com mais velocidade.
  6. Desligue o laptop e o celular corporativo. Estabeleça um horário e avise as pessoas mais importantes que você está fazendo isso. Seu celular pessoal e profissional são os mesmos? Desligue as notificações!
  7. Se comprometa publicamente em não levar trabalho para casa.
  8. Aprenda a dizer não. Isso mesmo se determinada ação não tem nenhuma correlação com as suas prioridades e metas diga educadamente, não.
  9. Peça ajuda para amigos, familiares ou mesmo colegas de trabalho que te ajudem a lembrar deste seu compromisso e que possam te ajudar a ter ideias de como superar desafios de colocar isso em prática.
  10. Crie um ritual para se desconectar do trabalho. Muitas vezes pensar no trabalho é força do hábito. Ficamos tantas horas no escritório que o cérebro já está no modo automático.

Não adianta nada a gente se organizar, focar e priorizar e na hora H nós mesmos voltarmos ao que é mais prático e fácil para o cérebro. Além disso, não se esqueça que não levar trabalho para casa não significa que você está desmotivado, descomprometido ou qualquer coisa do gênero. O descanso nos permite ter novas e melhores ideias!

Fica a dica!

*Por Thaís Lima, estrategista e desenvolvedora de carreiras

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