Home > Notícias

10 tendências que estão transformando a tecnologia da informação

Déborah Oliveira

21/10/2014 às 8h10

10 tendências que estão transformando a tecnologia da informação
Foto:

A revolução em tecnologia da informação (TI) já está acontecendo. A forma que empresas compram, constroem, gerenciam e otimizam a TI está mudando radicalmente. De computação em nuvem a Big Data e mobilidade, as empresas estão mais rápidas, eficientes e competitivas. 

O site de notícias TechCrunch listou dez importantes tendências que movimentam o mundo empresarial:

1. Cloud computing
De acordo com a empresa de serviços financeiros norte-americana Morgan Stanley, quase um terço de todas as cargas de trabalho é executada hoje na nuvem. O que torna a computação em nuvem tão poderosa é a capacidade de expandir facilmente os recursos comprometidos com qualquer aplicação sem ter de comprar mais hardware. Precisa de mais capacidade? Seu provedor de nuvem pode oferecer mais em um instante.

2. Virtualizar tudo
A virtualização transforma um conjunto heterogêneo de servidores em um único pool de recursos computacionais que pode ser ajustado em tempo real. A virtualização de servidores tem sido tão bem-sucedida que os departamentos de TI começam a virtualizar tudo no data center, incluindo rede, segurança e armazenamento.

3. Novos compradores de TI
As decisões de compra mudaram de CIOs e profissionais de TI para executivos de vendas, marketing, finanças e outros. Os mesmos profissionais que impulsionaram o crescimento do uso de smartphones da e computação em nuvem nas empresas estão abrindo oportunidades para os fornecedores de TI, que agora têm um conjunto mais amplo de compradores.

4. Ascensão das vendas com base na web
Impulsionada pelo surgimento de canais de vendas com base na web, mais empresas constroem negócios sem vendedores. Isso permite disponibilizar mais rapidamente os produtos nas mãos dos clientes e validar a demanda antes de construir uma força de vendas.

5. Novos modelos de vendas
Empresas corporativas estão oferecendo testes gratuitos e modelos de precificação freemium, permitindo aos clientes experimentar, sem compromissos financeiros, suas soluções. Tecnologias de código aberto, como MySQL pavimentou o caminho para esse modelo - e a ascensão do Puppet Labs, DataStax/Cassandra e MuleSoft mostram que o código aberto continua bem - mas agora vemos modelos freemium em uma variedade de outros softwares.

6. Reinventando fluxos de trabalho 
A adoção generalizada de dispositivos móveis tem levado a fluxos de trabalho empresariais mais eficientes. O CEO da Salesforce.com, Marc Benioff, disse recentemente que realiza todos seus negócios por meio do celular. Aplicações móveis estão sendo reinventadas e processos automatizados, permitindo que o trabalho seja feito mais rápido e de forma mais inteligente.

7. Segurança além da empresa
As ameaças estão cada vez mais distribuídas. Como resultado, as empresas têm de pensar na segurança em todos os níveis da rede. As empresas também estão mudando seu foco de proteger as fronteiras para proteger os dados. 

8. Dados são os protagonistas da vantagem competitiva
A promessa de Big Data é o seu poder de trazer novas perspectivas à luz. Analytics têm gerado ideias não-óbvias sobre como as empresas operam. Ao aproveitar o conjunto de dados, as empresas vão descobrir padrões pela primeira vez e aprimorar as tomadas de decisão.

9. Velocidade mata... seus concorrentes
O desempenho das aplicações irá distinguir os vencedores no mercado. Estudos realizados por Walmart e pela Compuware mostram que um segundo adicional de latência na entrega de aplicativos pode diminuir a receita em 10%. Por isso, cresce o número de empresas focadas na velocidade.

10. Interfaces de qualidade
Consumidores consomem horas e horas usando aplicativos móveis com aplicações bem desenhadas e com uma experiência atraente. As pessoas querem o mesmo de aplicativos corporativos. Aplicações melhor projetadas com interfaces amigáveis atraem o interesse do mundo dos negócios. 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail