Home > Colunas

3 aplicativos que usam inteligência artificial para otimizar o RH

Área tem recorrido á tecnologia para tornar processos mais assertivos e menos manuais

Ana Borges

07/07/2019 às 17h38

Como a internet foi inventada?
Foto: Shutterstock

O departamento de RH é reconhecido como uma das áreas mais estratégicas da empresa, responsável por gerenciar políticas que promovam o constante aperfeiçoamento de seu capital humano e o pleno engajamento dos profissionais, assegurando a competitividade dos negócios no longo prazo. Para auxiliar os gestores de RH nessa missão, as companhias têm recorrido à inteligência artificial, ferramenta que pode tornar os processos do dia a dia ainda mais assertivos.

Conheça três aplicativos que fazem uso de inteligência artificial para otimizar o RH das empresas:

1) PISIT, para avaliação de desempenho

Segundo pesquisa da McKinsey & Company, apenas três em cada dez funcionários se sentem totalmente engajados no trabalho, e somente 21% acreditam que suas performances são avaliadas corretamente – o que geralmente leva à perda de talentos essenciais para a companhia. Para evitar esse cenário, a HSD Consultoria de RH lançou o PSIT, um aplicativo que usa logaritmos para a análise de desempenho das empresas.

A ferramenta permite que os colaboradores participem ativamente desse processo, inserindo informações constantemente no sistema e mapeando percepções. Os dados obtidos são estruturados pelo app e servem de base para que os gestores possam fazer avaliações mais assertivas, focadas no desenvolvimento futuro de seus profissionais.

2) Yaky, para envio de documentos

A Flex Gestão de Relacionamentos desenvolveu o app, que permite que funcionários enviem documentos digitalizados ao RH, como atestados médicos e contratos. Um bot faz a recepção e validação dos documentos pelo whatsapp, interagindo com o colaborador por meio de perguntas programadas. Os dados são encaminhados ao RH, que aprova o documento e faz o trabalho de backoffice. Em seguida, o funcionário recebe protocolo de entrega, por e-mail e SMS. O aplicativo gera economia de tempo no atendimento, além de reduzir os elevados custos com o armazenamento de papeis que, por lei, devem ficar guardados por mais de cinco anos nas companhias.

3) Closeer, para recrutamento

O aplicativo, criado pela Closeer, une empregadores e trabalhadores freelance do setor de serviços, para contratações imediatas, com segurança jurídica e trabalhista. Na plataforma, é possível acessar históricos e avaliações, tanto dos trabalhos realizados quanto das empresas. O algoritmo do app encontra quem possui a qualificação demandada e, de acordo com sua localização, disponibilidade e avaliação, o recomenda. Se este aceitar a oferta, ambos são colocados em contato, via chat.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail