Home > Notícias

3 curiosidade sobre o certificado digital

Déborah Oliveira

19/09/2017 às 19h04

Foto:

Certificado digital: você faz ideia do que se trata?  Se o que veio a sua cabeça foram obrigações fiscais, esqueça. O certificado digital pode ser usado em mais de 2 mil aplicações por pessoas físicas ou jurídicas. Saiba três coisas essenciais sobre essa tecnologia.

1. É a sua identidade na rede

O certificado digital nada mais é do que a identidade digital de pessoas físicas e jurídicas no meio eletrônico. Em resumo, pode ser considerado o RG da era digital, porque identifica inquestionavelmente o titular e é justamente por isso que ele é cada vez mais utilizado. Ele garante que você é você mesmo diante de uma tela de computador, tablet ou celular.

2. Todo mundo pode ter um

Para ter um certificado digital é preciso solicitá-lo no site de uma Autoridade Certificadora, credenciada pela ICP-Brasil, e depois validar as informações presencialmente em um Ponto de Atendimento.

Hoje, inclusive, é possível validar o Certificado em shoppings e até mesmo fora do Brasil, de acordo Leonardo Gonçalves, diretor de Varejo e Canais da Certisign.

3. Você pode fazer muitas coisas por meio dele

Se ele identifica no meio eletrônico, você pode usá-lo para se autenticar em sites e se livrar de vez do login e da senha; assinar documentos sem papel e caneta; participar dos leilões da Receita Federal; acessar serviços exclusivos no e-CAC; e até mesmo solicitar a CNH Digital que estará disponível a partir de fevereiro de 2018.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail