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5 atitudes de empresas que desmotivam as pessoas

Coach lembra que a rotina faz com que algumas atitudes se tornem hábitos. Veja como evitar esse cenário

Victória Girotto, da Effecta Coaching

18/02/2019 às 8h20

Foto: Shutterstock

Você percebeu uma perda nos resultados da empresa? Seu time pode estar desmotivado. Motivação é o ponto forte para que qualquer negócio, grande ou pequeno, alcance o sucesso e as metas listadas. Quando a motivação da equipe decai, o líder é a peça-chave para buscar o problema e encontrar a solução.

“A falta de motivação pode aparecer por diversas razões, como estar trabalhando em uma função na empresa pelos motivos errados, quando a pessoa não vê perspectiva de crescimento, não se sente pertencente e quando entende que entrega valor, mas não é reconhecida à altura”, destaca a coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini.

A rotina faz com que algumas atitudes que desmotivam se tornem hábitos no ambiente empresarial. Para melhorar esta situação, Janaina separou um checklist com cinco comportamentos que podem estar desmotivando a equipe. Acompanhe:

1. Ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho deve ser adequado para trazer conforto e cumprir com as necessidades do time. O local que você oferece para a equipe é limpo e organizado? Entrega os materiais necessários? A falta desses cuidados gera desconforto e desmotivam as pessoas.

2. Comportamento

Tenha um feedback de como está o relacionamento entre a equipe. Perceba o comportamento, se todos estão colaborando, em busca de desenvolver e tratando uns aos outros com respeito. Discussões, disputas e desrespeito não são recursos saudáveis para o dia a dia no trabalho.

3. Habilidades insuficientes

Assumir um cargo maior ou ganhar uma promoção é o que todos esperam no trabalho. Mas, em alguns casos, este bônus pode não ser bom para a carreira. Pessoas promovidas sem a habilidade necessária para a função vão se esforçar, trabalhar mais e, no final das contas, não vão alcançar os resultados, o que gera dificuldade em manter a motivação. Conheça os limites de cada um, incentive e invista no desenvolvimento de habilidades e competências do seu time, melhorias e também a coragem em assumir quando não der conta.

4. Valores

Valores podem ter diferentes significados para cada pessoa. O que é um valor para você pode não ser para o seu colega do lado. Da mesma forma, empresas também apresentam seus valores. Antes de incluir alguém na equipe veja se o que essa pessoa compartilha dos mesmo valores da empresa.

5. Engajamento

Não esqueça as necessidades básicas do ser humano: ser ouvido, ser reconhecido, ser amado e ter o direito de errar. Traga a equipe para perto das decisões, informe tudo que acontece e peça opiniões e sugestões. Isso vai trazer os funcionários para perto das ações da empresa e, consequentemente, mantê-los motivados com as causas.

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