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5 boas práticas digitais para adotar no Comércio Exterior

Virtude da automação, integração de dados e até mesmo gerenciamento da equipe. Você sabe lidar com esses desafios?

Helmuth Hofstatter*

30/06/2019 às 8h45

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Foto: Shutterstock

O surgimento de novas tecnologias para a atuação no Comércio Exterior tem possibilitado uma infinidade de melhorias nos processos de a ponta a ponta da cadeia logística. Entretanto, é comum surgirem dificuldades no caminho em virtude da automação, integração de dados e até mesmo gerenciamento da equipe.

Já pensou que é possível que outros negócios estejam passando pelos mesmos desafios de adaptação que os seus? Este é cenário comum em um mercado cada vez mais conectado, mas que pode ser resolvido de uma forma muito fácil do que você imagina. Selecionei algumas boas práticas digitais para testar em seu dia a dia e ter um resultado ainda mais assertivo, veja só:

1) Trace um planejamento

Pode parecer óbvio, mas sem saber onde se quer chegar é difícil vislumbrar sucesso. Com acesso a uma infinidade de informações, é preciso escolher um foco e saber selecionar aquilo que realmente importa. Realize uma análise geral do mercado e defina uma estratégia de dados consistente e produtiva, com ações em pequeno, médio e curto prazo. Ao fim de um período estipulado, mensure os resultados e faça ajustes onde julgar necessário.

2) Mantenha-se atualizado

Em mercado conectado e em constante mudança, chega na frente aquele que estiver mais preparado. Para isso é preciso estar por dentro da dinâmica e complexa realidade no Comércio Exterior. Desta forma, busque conhecimento e fique sempre informado sobre o que acontece ao seu redor, no Brasil e no Exterior, para uma atuação ainda mais precisa.

3) Preze pelo custo benefício

Ao investir em tecnologia para as suas operações, identifique antecipadamente suas principais necessidades e busque a melhor solução para saná-las. Simplificação de processos, fontes confiáveis e seguras, além de informações atualizações são algumas questões para levar em conta na hora de adquirir novas ferramentas.

4) Tenha segurança em primeiro lugar

Ao lidar com serviços, clientes e fornecedores é preciso ter muito cuidado com analisar e armazenar informações. Este é uma medida que precisa ser adotada por todos os integrantes do processo, que com ações simples, podem evitar prejuízos e transtornos. Realize backups rotineiros, implemente um controle de acesso e evite o registro de dados em dispositivos locais ou pessoais, suscetíveis ao contato de terceiros.

5) Invista no avaliação de desempenho

Tão importante quanto estar atento às tendências do mercado, é preciso saber avaliar o resultado do trabalho. Mantenha um relacionamento de confiança com os colaboradores, fornecedores e clientes, a fim de identificar suas necessidades e entregar a melhor solução. No setor de Comércio Exterior, obter os melhores resultados envolve utilizar a tecnologia como uma aliada na padronização, centralização e credibilidade das informações tomadas.

*Helmuth Hofstatter desenvolveu sua carreira profissional sempre ligado a empresas que atuam no segmento do Comércio Exterior, especificamente ligadas à logística internacional. Foi contratado pelo TCP Terminal de Contêineres de Paranaguá como Coordenador de Projetos TI em que liderou diversas iniciativas que resultaram em melhoria e também de automação de rotinas e processos de um dos mais importantes portos de entrada e saída do país. Em paralelo a essa atividade, o especialista começou a criar a tecnologia que serviu de base para a LogComex, hoje uma das startups que mais cresce e revoluciona o Comércio Exterior Brasileiro.

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