Home > Notícias

5 passos para entender a criptografia de ponta a ponta do WhatsApp

Guilherme Borini

02/08/2017 às 10h55

WhatsApp
Foto:

O WhatsApp já ultrapassou a marca de 1,3 bilhão de usuários no mundo e, no Brasil, o número já passa da casa dos 120 milhões de pessoas. Como o principal aplicativo de mensagens do mundo garante a segurança das informações compartilhadas digitalmente?

A aposta é na tecnologia de criptografia de ponta a ponta em todo o seu sistema. A estratégia parece estar convencendo os usuários. Em uma pesquisa realizada pelo Datafolha e encomendada pelo WhatsApp, seis entre dez usuários disseram acreditar que o app tem o mais alto nível de segurança e é o mais confiável entre os aplicativos de mensagens instantâneas.

Mas afinal, o que é criptografia de ponta a ponta? O WhatsApp listou 5 curiosidades que ajudam a entender.

1. Cada mensagem enviada é como um envelope fechado

A mensagem enviada passa pelos servidores do aplicativo como um envelope fechado. Ninguém pode acessar esse conteúdo, nem mesmo o WhatsApp. Para abrir o envelope e ler a mensagem, é preciso usar uma chave única que só você e o destinatário possuem em seus telefones. Dessa forma apenas usuários envolvidos na conversa podem acessar as informações, sem intermediários.

2. Nenhuma mensagem é armazenada

O WhatsApp não armazena mensagens depois de entregues, o que garante que sua privacidade e mensagens estão seguras em qualquer etapa. Porém, é possível fazer backups de suas conversas na nuvem ou na própria memória do aparelho.

3. O WhatsApp nunca irá ler suas mensagens

Ninguém, além do destinatário ou grupo de destinatários aos quais você envia mensagens, pode acessar o conteúdo compartilhado. Isso inclui o próprio WhatsApp. Como cada mensagem possui uma chave única, presente apenas no seu telefone, nem o aplicativo pode decodifica-las.

4. O WhatsApp Web é tão seguro quanto o app

A mesma criptografia usada no WhatsApp para dispositivos móveis é aplicada no WhatsApp Web. Suas mensagens estão seguras em qualquer plataforma que você utilizar, incluindo o navegador do seu computador. Para garantir ainda mais sua segurança, você pode se desconectar de todas as seções logadas em Ajustes > WhatsApp Web > Sair de Todos os Computadores.

5. Todo tipo de compartilhamento é protegido

Isso significa que tudo que você envia aos seus contatos está seguro. Fotos, vídeos, áudios, documentos e até os emojis passam pela criptografia. E essa barreira é inquebrável: não é possível quebrar a criptografia do WhatsApp para um usuário ou grupos específicos, pois isso enfraqueceria todo o sistema, expondo dados privados.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail