Home >

5 passos para ter uma vida extraordinária!

Só fale quando tiver a certeza de que suas palavras serão melhores que o silêncio

Vinicius Lopes*

01/06/2019 às 17h46

Foto: Shutterstock

Você realmente deseja ter uma vida extraordinária, se sentir confiante e seguro com o seu futuro e altamente conectado positivamente com as pessoas que estão a sua volta? Se você busca ter essa abundância em sua vida quero que você primeiramente entenda que o mundo é exatamente como o enxergamos, se tivermos um ‘mindset’ positivo e otimista teremos um tipo de visão, se tivermos um ‘mindset’ negativo e pessimista o efeito será exatamente esse.

Tudo começa com a maneira que nos enxergamos e entendemos nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos e isso influencia diretamente a maneira como enxergamos as pessoas ao nosso redor. Um dos maiores erros de pessoas que não conseguem chegar a ter uma vida extraordinária com certeza é deixar que as coisas tomem seu rumo natural, não interferindo em nada externo e levando a vida como se já existisse um destino pré-definido, você necessita tomar o controle sobre sua vida e sua existência.

Se você ainda está comigo nesse texto é um grande sinal de que realmente deseja obter mudanças significativas em sua vida, mostrando uma disposição para alcançar uma vida extraordinária.

Daqui para frente, irei descrever os cinco passos para ajudar nesse processo de desenvolvimento pessoal e evolução contínua.

1 – Só fale quando tiver a certeza de que suas palavras serão melhores que o silêncio

A imensa maioria das pessoas, principalmente no tribunal das redes sociais, agem e falam com outras pessoas como se estivessem em uma competição para saber quem fala mais, ou até quem consegue ofender mais. Posso garantir que isso é altamente negativo para todos os envolvidos e para todos nós como sociedade.

Esse tipo de postura, muito comum nos dias de hoje, causa um imenso desequilíbrio entre as pessoas. Vejo quase que diariamente pessoas conversando, mas que não estão escutando verdadeiramente o que o outro está dizendo, não conseguem desenvolver novos pensamentos e perspectivas, apenas respondem para tentar convencer o outro que quem está certo é ele.

O ideal não é quantidade, é qualidade! Falar menos, mas falar melhor, assim você saberá utilizar as palavras certas para dizer algo que contribua com a discussão de maneira positiva e produtiva para não ser mal interpretado.

2 – Copo meio cheio ou meio vazio? Enxergue o lado positivo das situações

Quando eu faço a seguinte afirmação, qual o primeiro pensamento que vem a sua mente:

“70% das empresas do Brasil estão em profunda dificuldade financeira.”

Qual foi o primeiro pensamento que veio a sua mente? A maioria das pessoas responderia que o Brasil está quebrado, que estamos em uma crise que parece nunca ter fim e por aí vai. O seu primeiro pensamento quando vê esse tipo de afirmação deveria ser o seguinte:

“Como será que esses 30% que restam, está conseguindo crescer e obter melhores resultados?”

Tudo é uma questão de foco, e foco é escolha. Você pode e deve escolher focar no lado positivo das coisas, leve luz onde a maioria só consegue enxergar escuridão.

3 – Amplie seus conhecimentos de maneira constante

Uma das afirmações que tenho feito com maior convicção nos últimos tempos é que não existe nada que pode deixar mais burro e limitado do que somente conversar, ler e assistir a tipos de discurso que sempre concordem com você. Discordância leva a novas ideias e soluções, busque conhecimento e soluções em lugares que você não está habituado.

A leitura, exatamente como você está fazendo agora, funciona como um maravilhoso passatempo para relaxar a mente e com toda certeza garanto que irá te fazer aprender uma infinidade de novos assuntos e perspectivas.
Ter novos conhecimentos possibilita uma ampliação enorme do vocabulário e uma maior compreensão de tudo que está ao nosso redor. Você tem feito cursos? Lido livros e revistas? Conversado com pessoas que pensam diferente de você? Entenda que o caminho de novos conhecimentos não tem fim, é uma busca constante e diária.

4 – Reconheça a vitória do outro

Deixe de lado de maneira consciente sentimentos que podem estar atrapalhando o seu crescimento e desenvolvimento, como por exemplo a inveja, raiva, desprezo e até o excesso de ego. Reconhecer a fortaleza e a vitória do outro pode e com certeza te fará muito bem.
É maravilhoso quando temos a certeza que existem pessoas que torcem e vibram com as nossas vitórias, não é mesmo? O mesmo acontece ao contrário. Seja um entusiasta de pessoas, o mundo já possui críticos demais.

5 – Busque o equilíbrio

Em todas as áreas da vida, seja em relacionamentos, sentimentos ou objetos quaisquer excesso é muito prejudicial a nossa vida, excessos nunca são positivos, pois sempre nos afastam do caminho do meio, do caminho do equilíbrio. Escolha manter por perto apenas o que agrega o bem e que realmente ainda faz sentido na sua vida, não é porque fez sentido para você ontem que continuará fazendo sentido hoje.

Posso afirmar com toda certeza que se você começar a praticar agora esses cinco passos terá como resultado algo que a maioria das pessoas está em busca, terá uma vida extraordinária cheia de abundância e felicidade.

*Vinicius Lopes é treinador Comportamental. Pós-graduado em Psicologia Positiva e Master Coach certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail