Home > Colunas

5G promete inovação das redes em ritmo acelerado

A evolução da rede de banda larga coloca em outro patamar o futuro da conectividade - e mudará a sociedade

Bruce McClelland*

11/05/2019 às 15h49

Foto: Shutterstock

Um dos benefícios de moldar o futuro é que temos uma visão clara do incrível progresso que estamos fazendo em todas as áreas de redes de comunicação. Dispositivos conectados transformaram a forma com que todos nós vivemos. Conectar-se às informações pela internet agora é crucial. E, embora a conexão final com o consumidor seja quase sempre wireless, por trás de cada grande rede wireless há uma ótima rede com fio.

Não importa que a rede sem fio seja feita de macrocélulas ou microcélulas. Ou o espectro seja licenciado ou não. Ou a rede com fio seja feita de fibra, cobre ou de cabos coaxiais. Estamos conectando milhões de dispositivos a conteúdos e serviços que as pessoas mais desejam.

Os primeiros testes de 5G estão começando a ser aplicados. O 5G é basicamente um conjunto de blocos, representando uma variedade de diferentes tecnologias. Isso criará mais capacidade de banda, velocidades mais altas, melhor cobertura e eficiência espectral.

A banda larga está ficando tão rápida que tivemos de inventar uma nova maneira de medi-la. No início deste ano, anunciamos o primeiro teste de banda larga EPON 10G do Reino Unido com a Virgin Media. Hoje, 50 famílias estão desfrutando de algumas das tecnologias de comunicação simétricas mais rápidas do mundo.

Redes híbridas inovadoras estão trazendo novos pontos de preço e desempenho para seus clientes. Uma das arquiteturas de rede mais criativas com que trabalhamos hoje é aquela que usa espectro CBRS não licenciado com protocolos LTE privados. Temos mais de 20 testes bem-sucedidos em andamento. A combinação está se mostrando especialmente eficaz para redes sem fio internas, o que é um caso de uso particularmente delicado, bem como para extensões de macros das redes de operadoras.

A tecnologia continua se movendo em uma grande velocidade. Estamos ativando novos recursos que não eram possíveis havia alguns anos. Estamos criando avanços em nossas casas, em nossos locais de trabalho e em todos os lugares. E, em caráter experiencial, as residências estão se comportando mais como empresas, enquanto cada vez mais as empresas oferecem o conforto de casa.

Assim, continuar a inovar e adaptar nossos modelos de negócios para acelerar esse trabalho é vital para o sucesso no longo prazo.

*Bruce McClelland é COO da CommScope

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail