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7 dicas para proteger sua empresa de fraudes

Guilherme Borini

25/07/2017 às 10h37

fraude
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Relatório do Gartner aponta que, de 2016 a 2021, 60% dos varejistas do comércio eletrônico implementarão uma nova tecnologia de prevenção a fraudes durante ou logo após um ataque sem a análise adequada, deixando lacunas operacionais e excesso de falso positivo, entre outros.

A Easy Solutions, empresa especializada na prevenção de fraudes eletrônicas em todos os dispositivos, canais e serviços na nuvem, destaca que as organizações assumem a proteção contra fraudes caso a caso.  Ricardo Villadiego, CEO da companhia, comenta que as organizações esperam ocorrer uma crise para agir, e assim que a questão é resolvida, retomam as operações normais. "Esse tipo de estratégia não corrige vulnerabilidades e deixa as empresas expostas a um risco muito maior de futuros ataques", explica.

"Resumindo, a solução mais rápida nem sempre é melhor quando se trata de implementar proteções anti-fraude. Em vez de colocar um Band-Aid em um furo de bala, é importante ter uma solução efetiva e abrangente", finaliza,

A Easy Solutions lista sete recomendações para ajudar a diminuir o risco de fraude. Confira:

1. É essencial fazer as perguntas certas antes de saltar para uma solução tecnológica

Quais são os maiores riscos com base em ameaças cibernéticas, clima econômico, ameaças anteriores, crescimento dos negócios e riscos geográficos? Certifique-se de que os riscos sejam avaliados com base em fatos, não em suposições, e que sua solução atenda aos desafios de fraude únicos da sua organização. Se um incidente já ocorreu, quando e onde ocorreram as transações? Analisar essas atividades de transação ao longo de um período de tempo pode ajudar a identificar baixas e picos das vulnerabilidades. Fora de todos os seus processos de negócios, quais são os maiores riscos de fraude?

2. Assuma uma mentalidade mais proativa em relação à prevenção de fraudes.

Considere todo o problema e não apenas partes dele. Use esta informação para criar uma abordagem multicamada para resolver problemas.

3. Utilize um serviço de monitoramento inclusivo que funcione fora do perímetro de sua organização como parte desta abordagem proativa.

Este serviço de monitoramento deve detectar e remover ameaças antes que os usuários finais percebam que existe um problema.

4. Compreenda que não existe uma única solução que possa interromper todo tipo de ataque.

Os cibercriminosos irão explorar vários canais, muitas vezes ao mesmo tempo, e frequentemente compram ferramentas para ajudá-los a vencer as proteções anti-fraude. É necessária uma abordagem multicamada para derrotar ataques de fraude em constante evolução.

5. Use dados estruturados e desestruturados para sua vantagem.

Embora seja tentador se concentrar em bancos de dados estruturados encontrados em seus sistemas transacionais, é importante que vá além da análise descritiva e veja formas de dados não estruturados, como redes sociais, e-mail e outros.

6. Lembre-se da importância da comunicação dentro da equipe anti-fraude, bem como dentro da administração.

É importante construir uma equipe multidisciplinar que inclua não só os cientistas de dados, mas também as partes interessadas, a equipe de TI e os usuários empresariais. Você precisa se comunicar entre esses diferentes departamentos, mantendo todos atualizados.

7. Ao criar um plano pró-ativo para prevenção de fraudes, é essencial criar um cronograma realista.

A implantação adequada de prevenção de fraudes em toda a empresa leva tempo, e saltar para uma solução rápida geralmente pode levar a erros.

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