Home > Notícias

Accenture cria programa para fomentar inovação e novas tecnologias entre líderes

Vitor Cavalcanti

13/07/2016 às 17h15

Accenture cria programa para fomentar inovação e novas tecnologias entre líderes
Foto:

Conhecimento nunca é demais e, em TI, a busca constante por informação é indispensável dada a velocidade das mudanças e a transformação que novas tecnologias têm propiciado aos mais variados negócios. Com isso em mente, a Accenture acaba de lançar no Brasil um programa de educação executiva, batizado de Exceed.Inn (Executive Education for Innovation), que tem como principal objetivo fomentar a cultura de inovação, as novas tecnologias e renovar as capacidades de vendas de suas lideranças, preparando-as para um cenário onde o processo e abordagem de vendas precisam ser revisitados. 

Em conversa com o IT Forum 365, Flávio Alves, diretor-executivo da Accenture e responsável pelo programa, explicou que esse tipo de treinamento já é prática recorrente na consultoria e que havia cinco anos eles vinham formando internamente por meio do programa Sales Transformation, que, embora já trabalhasse conceitos de inovação com as lideranças, demandava uma renovação dado o momento vivido por TI.

“Entendemos que era hora de mudar e levar os temas de inovação para dentro da rotina, suportando nossa estratégia de diferenciação”, ressaltou. Alves. O programa está dividido em três pilares: Mindset de Inovação (empreendedorismo, open innovation, processos e cultura de inovação), Novas Tecnologias (digital, cloud, segurança, internet das coisas, big data) e Habilidades de Vendas para Nova Era (tangilibizar inovação e resultados para o cliente e estudar novas formas de abordagem), tendo como metodologias base DevOps, Agile e design thinking. O conteúdo será ministrado em diversos formatos (presencial, online, TED, audiobook, entre outros) sendo que cada executivo terá um currículo obrigatório presencial de 40% e o restante no modelo virtual, podendo aproveitar entre os diversos temas sugeridos. 

De olho no todo

“Queremos colocar inovação no DNA das pessoas”, comentou Alves, que prevê incluir no programa durante seu primeiro ano fiscal 650 executivos da camada mais sênior. Ainda como objetivo, ele acredita que 35% desses profissionais serão totalmente treinados em competências criativas, uma das premissas do programa e grande demanda do mundo digital que está em formação. 

Embora seja um programa de formação de executivos internamente, Alves reconhece o potencial do conteúdo e afirma que os módulos de inovação e novas tecnologias poderão ser utilizados para replicar conhecimento nos clientes da Accenture. Na realidade, eles já até fizeram recentemente um workshop em um cliente para os seus principais executivos, utilizando diversas ferramentas disponíveis no programa, como a metodologias design thinking. Ele pontua, no entanto, que não existe ambição de vender a academia como serviço.

No total, a Accenture está investindo em torno de R$ 1,5 milhão na iniciativa e o programa já está no ar. Todo o conteúdo de e-learning já foi disponibilizado aos executivos e as aulas presenciais devem ocorrer entre agosto deste ano e e dezembro de 2017.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail