Home > Notícias

Alog renova sistema de resfriamento de data center

Rodrigo Garcia

28/10/2014 às 11h01

Alog renova sistema de resfriamento de data center
Foto:

A Alog firmou contrato com a Emerson Network Power para modernizar o sistema de resfriamento de seu site em Tamboré, região Metropolitana de São Paulo. Com o acordo, a provedora será a primeira do Brasil a adotar a tecnologia free cooling indireto e, com isso, poderá economizar entre 30% e 60% no consumo de energia do data center sem comprometer a confiabilidade e segurança da climatização.

Em comunicado, o diretor de infraestrutura da Alog, Peter Preta explicou que o site em Tamboré foi desenvolvido com base em conceitos de sustentabilidade e que os novos investimentos darão suporte ao plano de expansão da companhia no País, visto que a solução permite um ROI rápido devido às reduções de custo que a modernização trará. 

Já o gerente de vendas da Emerson, Anderson Quirino, explicou que, com o conceito de Free Cooling, a companhia criou um mecanismo indireto para resfriar o líquido refrigerante contido nas unidades de ar condicionado de precisão sem utilizar água gelada, chillers ou ar externo. A nomenclatura “indireto” remete ao bombeamento de gás pelo circuito economizador, pois seu resfriamento se dá por meio do ar externo mais baixo, normalmente 10 graus abaixo da temperatura de retorno das unidades evaporadoras adequadas em um data center. Esse processo funciona sem que os compressores fiquem ligados.

De acordo com a Emerson, a iniciativa visou a atender a demanda das empresas em reduzir o consumo de energia dos data centers, visto que o ar condicionado é responsável por cerca de 40% do consumo de energia elétrica. 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail