COMUNIDADE

CRA-RJ otimiza fiscalizações com plataforma de big data

Órgão adota solução Neoway para ampliar número de empresas em seu "radar"

Garantir o exercício legal da profissão de Administrador, tanto os profissionais quanto as empresas, é a principal missão do Conselho Regional de Administração (CRA). No entanto, o processo de certificação sobre a atuação com registros CRA, segundo palavras do diretor de Tecnologia da Informação da unidade do CRA no Rio de Janeiro, Rômulo César, era moroso e a “conta-gotas”. Isso porque a instituição recorria a fontes como diário oficial, editais de concursos, informações da Receita Federal e JUCERJA (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro), além de notícias sobre empresas que tinham novidades sobre Administração. Em busca de agilidade para esse processo, a instituição desenvolveu um projeto com a empresa catarinense de tecnologia Neoway, com uma plataforma de big data e analytics.

“A partir do momento em que descobrimos o big data com a Newoay, conseguimos juntar várias informações, que nos entregaram todas as empresas que abriram naquele determinado local, com características específicas. Ganhamos agilidade no processo. Temos acesso a endereço, capital social, quantidade de sócios, entre outras informações. Isso possibilitou a expedição de ofícios em massa para alcançarmos o maior número de empresas”, comenta César, em entrevista ao IT Forum 365.

César afirma que o CRA-RJ registrou aumento de cerca de 300% no número de pessoas jurídicas mapeadas, após a implementação da plataforma. “Tivemos aumento não só no número de registrados, mas na receita do CRA”, comemora.

A solução adotada é o SIMM, plataforma desenvolvida pela Neoway, em que os fiscais conseguem de modo integrado aos demais setores, totalmente on-line, acessar todos os CNPJ de pessoas jurídicas e dados cruzados a partir de outros bancos de informações, o que agilizou o processo de busca e permitiu ampliar o mercado de atuação dos fiscais, antes restrito praticamente apenas ao varejo. Trata-se de um recurso de inteligência que permite a construção de estratégias focadas nos objetivos da entidade, otimizando processos e evitando procedimentos ineficientes.

A solução utiliza diversas fontes públicas para reunir mais de 50 bilhões de informações sobre indivíduos, ativos, propriedades e processos jurídicos, para criar uma ferramenta de negócios eficaz para companhias. O objetivo é transformar a enorme massa de dados em informações verdadeiramente úteis para os clientes. São mais de 7 mil variáveis de inteligência e 3 mil fonte de dados.

Com a ferramenta, também foi possível mudar os sistema de atualização de informações dos registrados, facilitando a regularização de cadastros e reduzindo a quantidade de papel utilizada no processo, o que contribui com questões ambientais.

O executivo destaca também a realização de um trabalho de atualização de capital social. “Descobrimos que 800 empresas haviam alterado capital social recentemente. Se todas elas nos pagarem o que precisam, a receita gerada é de R$ 300 mil. Calculamos que estamos deixando de arrecadar R$ 113 mil.”

Projeto
Carlos Eduardo Monguilhott, COO da Neoway, diz que o principal diferencial do projeto é a capacidade do cliente de aderir a mudanças, ou seja, conhecer de fato o potencial que o mercado oferece para começar a ter uma atuação mais efetiva junto a seu público-alvo.

“Quando chegamos para os clientes e dizemos que agora ele tem o dobro de mercado para atuar, muitos têm dificuldade para trabalhar o gap. O desafio é menos técnico e mais de aculturamento da execução”, afirma.

Com isso, Monguilhott cita outra vantagem, comprovada pelo CRA-RJ em números: a capacidade de analisar a base de dados do CRA e “colar” o perfil na base da entidade.

“A Neoway tem uma base de todas as empresas do Brasil. Mas eu posso errar feio. Esse é o momento crucial do projeto: entender quem é aquela empresa do outro lado da mesa para buscar o mesmo perfil”, explica.

Próximos passos
Wagner Siqueira, então presidente do CRA-RJ, foi quem liderou a inovação na instituição com o uso da plataforma de big data. Agora, Siqueira é presidente do CFA (Conselho Federal de Administração), órgão com atuação nacional, e está ampliando o projeto para mais quatro localidades do CRA: Alagoas, Maranhão, Mato Grosso e Paraíba.

“Não somente no Rio de Janeiro, mas nossa intenção é levar para o Brasil inteiro através do presidente Wagner Siqueira. Queremos buscar cada vez mais profissionais que atuem com Administrador para certificar se todos estão no exercício legal da profissão”, finaliza César.

Comentários
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nessa publicação.

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.