COMUNIDADE

Dados disponíveis aceleram competitividade

Informatica acena com integração e gestão eficiente da informação para gerar vantagens aos negócios

Ter os dados disponíveis e poder acessá-los com agilidade e de maneira inteligente criam grande vantagem para os negócios, especialmente em momentos de turbulência econômica. Essa é a linha da Informatica, especializada em integração e gestão eficiente de dados.

De acordo com a avaliação de Carlos Eduardo Salvador, gerente de Pré-Vendas da Informatica, ainda é comum encontrar empresas que mantém uma estrutura apoiada em “silos de informação”. É um modelo, segundo ele, em que cada departamento detém seus dados em um desenho sem integração, dificultando o acesso e, muitas vezes, gerando duplicações.

Esse cenário deve ser revisto e atualizado, diz Salvador, e representa um grande desafio para as organizações, visto que terá de modernizar processos e, consequentemente, mexer na cultura. “Mas os benefícios que apresentamos ao cliente com o uso da tecnologia e o quanto pode ser explorada para os objetivos de negócios sempre vencem esse obstáculo”, diz.

A Informatica, que tinha foco em grandes empresas, estendeu sua atuação para médias companhias, ao expandir portfólio e oferecer soluções na nuvem, em modelos on demand. O modelo de negócios é híbrido, com vendas diretas e por meio de canais. “Somamos hoje cerca de 30 canais na América Latina e temos a preocupação de treiná-los, certificá-los e manter um relacionamento estreito”, diz.

Vantagem competitiva
Salvador afirma que o grande volume de dados gerado no dia dia das corporações torna cada vez mais complexo seu gerenciamento e, por essa razão, os silos de informações vão sendo formados naturalmente. “Manter os dados padronizados e disponíveis de maneira estratégica é vital para as empresas, sobretudo em um cenário recessivo economicamente, que exige agilidade nas tomadas de decisão”, diz. “É preciso liberar o cliente dessa gestão para que ele foque no negócio e explore essa disponibilidade estratégica.”

A solução da Informatica oferece em um primeiro momento um diagnóstico do desenho atual dos dados do cliente: onde eles se concentram, o fluxo, entre outras informações. “Em geral, o cliente não tem uma visão geral desse ambiente”, afirma.

Além de proporcionar essa visibilidade, o sistema é capaz de catalogar e correlacionar dados técnicos com os conceitos de negócio. Esse procedimento, diz Salvador, acelera sobremaneira processos que antes consumiam dias de trabalho. “Obter correlação de dados para algum objetivo de negócio, como uma campanha de marketing, acontece muito rapidamente quando os dados estão organizados. Torna essas ações mais efetivas e ágeis.”

Salvador destaca que a tecnologia ajuda a aprimorar a governança, facilitando saber como a informação está atualizada, como pode ser acessada, por quais grupos. “Além disso, a segurança dos dados também é uma de nossas preocupações ao oferecer eficiência na gestão”, revela.

Ele diz que é importante saber onde se encontram os dados sensíveis e ter visibilidade global, além disso reconhecer o que está correndo risco. “Nosso desenho de gestão pode incluir o Secure@Source, que ajuda as empresas a minimizar riscos de violação e uso indevido de dados por meio de um monitoramento mais proativo e inteligente de dados sensíveis”, acrescenta o executivo para quem hoje ter os dados estratégicos disponíveis, padronizados e seguros traz grande valor competitivo.

Comentários
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nessa publicação.

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.