COMUNIDADE
Robôs podem "roubar" 6% dos trabalhos até 2021

Robôs podem “roubar” 6% dos trabalhos até 2021

Porcentagem corresponde a 8,5 milhões de empregos nos EUA e automação pode chegar a números expressivos em todo o mundo

Estudo realizado pela Forrester, empresa de pesquisa especializada em tecnologia, aponta que 6% dos empregos nos EUA serão tomados por robôs até 2021. Neste caso, a porcentagem correspondeu a 8,5 milhões de empregos norte-americanos e o resultado indica que a automação pode chegar a números expressivos em todo o mundo.

Brian Hopkins, especialista da Forrester, destaca que, entre as próximas alterações que os líderes empresariais devem olhar, a principal é a automação. “Até 2021 uma onda disruptiva começará. As soluções fornecidas pela tecnologia cognitiva irão deslocar postos de trabalho, com o maior impacto sentido em transporte, logística, atendimento e serviços ao consumidor”, disse.

O impacto dos carros autônomos, por exemplo, é iminente. Milhões de motoristas de caminhão perderão empregos se os caminhões dirigirem sozinhos. 

Andy Stern, ex-presidente da Service Employees International Union, disse ao The Guardian que estas mudanças vão afetar muitas pessoas. “6% é um número enorme. Em uma economia que realmente não está criando empregos regulares em tempo integral, as capacidades das pessoas para encontrar um novo emprego vão diminuir. Assim, teremos as pessoas que querem trabalhar lutando ainda mais para encontrar empregos, porque as mesmas tendências estão começando a ocorrer em outras áreas de criação de emprego historicamente mais positivas, como bancos, varejo e saúde.”

O desenvolvimento de robôs pode ser considerado positivo, pelo menos no longo prazo. No curto prazo, no entanto, será desafiador, à medida que pessoas anteriormente empregadas lutarão para encontrar trabalho em uma economia em constante e rápida mudança. A automação está chegando, e é preciso começar a pensar nas suas consequências se quisermos facilitar essa transição.

Comentários

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.