Home > Notícias

APIs aceleram transformação dos negócios

Solange Calvo

09/11/2016 às 13h00

APIs aceleram transformação dos negócios
Foto:

As Application Programing Interface, na descrição em inglês (APIs), são interfaces de programação de aplicativos que ficaram famosas por meio das mãos de gigantes como Facebook e Google. Essas empresas disponibilizaram APIs abertas e assim promoveram uma gama de desenvolvimento de aplicativos, que hoje estão sendo usados em larga escala. É o que afirmou Kleber Bacili, CEO da Sensedia, no painel “APIs como facilitadoras da Internet das Coisas (IoT)”, em que foi mediador no IT Forum Expo, iniciado ontem (08/11), em São Paulo.

O executivo destacou que as APIs estimulam a integração de parceiros no ecossistema de negócios, promovendo o desenho de novos modelos, criando o que podemos chamar de “inovação aberta”. “Cria-se, portanto, a oportunidade para os ‘artesãos das APIs’, que conhecem as melhores práticas”, disse.

De acordo com Alexandre Putini, superintendente para Inovação e Canais Digitais da SulAmérica Seguros, as APIs representam grande alavanca para os negócios com parceiros digitais. “Além disso, abre a possibilidade de expor nossos serviços para que eles passem para seus clientes. O Google Maps, por exemplo, é usado como parte de nossas soluções por meio de APIs”, argumentou.

“Cerca de 95% dos ATMs externas dos bancos no Brasil são da TecBan”, afirmou Rogério Nakano, gerente de Arquitetura Corporativa e Novas Tecnologias da empresa. “E o acesso a cada dispositivo está embarcado em API, implementada no ATM. Isso permite que uma operação iniciada em um celular possa ser finalizada no ATM, com a impressão da transação”, disse Nakano.

Pesquisador da Samsung e especialista em segurança para IoT, Pedro Minatel destacou que vários fabricantes estão integrando seus dispositivos em soluções da empresa, como sensores, por exemplo. “Mas para segurança, existem camadas de autenticação para autorizar o acesso à rede de APIs. E nessa integração é permitido consumir nossos dados e também fornecer. Isso amplia a criação de novos produtos e serviços.”

Putini acredita que as APIs vão possibilitar a criação de plataformas inovadoras, para que parceiros e atores da cadeia de negócios da nova era possam perceber valores diferenciados e oportunidades únicas. “Vamos criar jornadas digitais para nos prepararmos para a chamada Economia Digital.”

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail