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Apple lidera ranking das empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente

Editorial IT Forum 365

28/08/2017 às 13h17

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O estudo “As empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente”, que mostra como o universo corporativo brasileiro usa atualmente a inovação nas relações com o consumidor final, aponta o segmento varejista como o setor econômico mais maduro quando o assunto é propiciar novos incrementos na interação com o cliente. De acordo com o levantamento desenvolvido pela consultoria DOM Strategy Partners, das 50 empresas mais inovadoras, 43% tem atuação no varejo. No entanto, a liderança do ranking é da Apple.

A análise sinaliza que o varejo atualmente é o setor que entrega uma melhor experiência de relacionamento ao cliente porque foca as suas ações estratégias à fatores como oferta de produtos inovadores, interatividade no ponto de contato com o cliente por meio de canais alternativos, colaboração e abordagem online, além da disponibilização de formatos e modelos de atendimento. Outro critério importante avaliado pela pesquisa da DOM é a iniciativa do varejo em levantar bandeiras e causas atuais da sociedade como empoderamento da mulher, justiça social e a valorização da diversidade como forma de aproximação com o público.

Com isso, a pesquisa não se restringe ao conceito de inovação ligada apenas à tecnologia, mas sim como objeto de fortalecimento no relacionamento da empresa com o consumidor. “Uma boa ideia não é suficiente. Ela precisa criar valor - intangível e tangível - para que possa ser propagandeada e comercializada, e assim, ser considerada uma inovação. Este é o conceito central que distingue a inovação da invenção e investigação científica”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.

O estudo traz nomes como Nespresso, O Boticário, Reserva e Starbucks. O destaque fica para o Magazine Luiza. A varejista de eletroeletrônicos saltou de 95º colocada para 9º no ranking das 50 melhores colocadas. Um dos motivos da ascensão, segundo Domeneghetti, foi a postura adota pela marca ao integrar o físico e online com a disponibilização de vários canais de relacionamento para o cliente.

“O aplicativo, por exemplo, é a personificação da estratégia de negócio do Magazine Luiza na qual a prestação de serviço para o consumidor passou a ser digital com a presença de lojas físicas e não ao contrário, sem criar rupturas no diálogo com o cliente. Houve disponibilidade, posicionamento da marca e uso de canais alternativos, três critérios importantes para inovar”, completa o executivo que também é especialista em inovação corporativa.

Em sua quarta edição, o estudo “As empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente”, avaliou as companhias entre os meses de abril e junho por meio de uma pesquisa com mais de três mil consumidores e informações primárias, tais como releases, relatórios, informações para investidores, e secundárias, leia-se notas, reportagens, matérias, estudos e pesquisas públicas nos últimos 12 meses.

Confira o ranking das 50 empresas mais inovadoras no Brasil:

Empresa - Segmento - Nota
Apple - Serviços Digitais - 9,21
Nespresso - Varejo – Redes Alimentícias / Fast-food - 9,19
Netflix - Serviços Digitais - 9,16
O Boticário - Varejo – Higiene e Cosméticos - 9,14
Itaú Unibanco - Bancos e Serviços Financeiros - 9,13
Starbucks - Varejo – Redes Alimentícias / Fast-food - 9,11
Google - Serviços Digitais - 9,09
Chilli Beans - Varejo – Óticas, Joias e Adereços - 9,09
Magazine Luiza - Varejo – Eletro - 9,09
Mercado Livre Varejo On-line 9,09
Uber - Serviços Digitais - 9,08
XP Investimentos - Bancos e Serviços Financeiros - 9,07
Hospital Israelita Albert Einsten - Saúde - 9,07
Santander - Bancos e Serviços Financeiros - 9,06
Bradesco - Bancos e Serviços Financeiros - 9,06
Youse - Seguros - 9,06
Porto Seguro - Seguros - 9,05
99 - Serviços Digitais - 9,05
Reserva Varejo – Vestuário e Moda - 9,04
Caixa - Bancos e Serviços Financeiros - 9,04
Ipiranga - Distribuição - 9,04
Banco do Brasil - Bancos e Serviços Financeiros - 9,04
Claro - Convergência - 9,03
Multiplus - Fidelidade - 9,03
Whirlpool - Bens de Consumo Duráveis - 9,03
Riachuelo - Varejo – Vestuário e Moda - 9,03
Open English - Varejo – Educação - 9,02
Smart Fit - Varejo – Turismo & Serviços - 9,02
The Beauty Box - Varejo – Higiene e Cosméticos - 9,02
Ultrafarma - Varejo - Farmácias - 9,01
Nubank - Bancos e Serviços Financeiros - 9,01
Carmen Steffens - Varejo – Vestuário e Moda - 9,01
Wine.com.br - Varejo – Varejo On-line - 9,00
Coca-Cola - Bens de Consumo não duráveis - 9,00
Dr. Consulta - Saúde -  8,99
Natura - Varejo – Higiene e Cosméticos - 8,98
Schutz - Varejo – Vestuário e Moda - 8,98
RaiaDrogasil - Varejo – Farmácias - 8,96
Nestlé - Bens de Consumo Não Duráveis - 8,92
P&G - Bens de Consumo Não Duráveis - 8,90
Facebook - Serviços Digitais - 8,84
Academia Bio Ritmo - Varejo – Turismo & Serviços -  8,83
Trivago - Varejo – Turismo & Serviços - 8,79
Estante Virtual - Varejo – Varejo On-line - 8,79
Avianca - Aviação - 8,78
Banco Original - Bancos e Serviços Financeiros - 8,77
Beauty’in - Bens de Consumo Não Duráveis - 8,71
Netshoes - Varejo – Varejo On-line - 8,66
Vaniday - Varejo – Varejo On-line - 8,62
CVC - Varejo – Turismo & Serviços - 8,61

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