Home > Notícias

As startups de biotecnologia de maior destaque do ano

Edição 2019 do 'Ranking Top 100 Open Startups' lista as startups de Biotech que mais se destacaram ao longo do último ano.

Wellington Arruda

18/07/2019 às 0h01

EMBRAPII destina R$ 29 milhões para pesquisas em biotecnologia
Foto:

Realizado desde 2016 pela Open Startups, o Ranking Top 100 Open Startups acaba de ser divulgado. A avaliação anual traz visibilidade e impulso às startups com classificação que, atualmente, conta com mais de mil grande empresas para sua construção. Toda a metodologia pode ser conferida no site oficial.

Na edição 2019, os benefícios exclusivos para as startups são estes:

  • 200 delas serão convidadas para o Festival de Inovação WHOW!;
  • 25 serão selecionadas "para o primeiro batch do programa de investimento 100 Open Angels";
  • 100 serão selecionadas para o 100 Open Squad, programa de aceleração de negócios das 10 categorias mais atraentes do ranking.

Foi divulgado antecipadamente ao IT Forum 365 o ranking de startups de biotecnologia. Além dos destaques e de despertar interesse em grandes companhias, as startups impulsionam o Open Innovation no país.

De uma base com pouco mais de 8,6 mil empresas, 639 fazem parte do segmento de Biotech. As 10 mais bem posicionadas têm contratos com 45 das 311 corporações. Vale destacar, também, que o total da base de Biotech já estabeleceu 1.260 relacionamentos através da plataforma 100 Open Startups.

O Top 10 de startups de Biotech

As dez startups mais bem colocadas ainda foram responsáveis por 89 (dos 1.260) relacionamentos estabelecidos. Para chegar ao resultado, o ranking de Biotech foi divivido em quatro grupos: sequenciamento genético; diagnósticos e tratamentos; extração vegetal; e biodiversidade marinha.

1 - Regenera Biotecnologia LTDA.: "Soluções em biotecnologia a partir do ambiente marinho. Primeiro e único banco de microrganismos de origem marinha do Brasil."

2 - ONKOS Molecular Diagnostics: "Estamos totalmente dedicados ao desenvolvimento de testes diagnósticos onco-moleculares que combinam biologia molecular com IA, a fim de reduzir procedimentos desnecessários."

3 - PluriCell Biotech: "Nós fornecemos terapia celular regenerativa automatizada minimamente invasiva para doenças cardíacas".

4 - HA Tecno: "Desenvolvemos equipamento de biometria para a prevenção de fraudes por fingerprints falsas, alterações na pele e usuários difíceis";

5 - Gntech Exames SA: "A GnTech é um laboratório que produz laudos provenientes do sequenciamento genético humano."

6 - Rubian Extratos: "Rubian é uma startup com o propósito de oferecer extratos naturais com bio-ativos funcionais superiores em eficácia e segurança."

7 - Pickcells: "A Pickcells automatiza exames de microscopia em laboratórios, identificando padrões nesses exames, com o uso de inteligência artificial."

8 - Scheme Lab: "A Scheme Lab é uma empresa focada no desenvolvimento de testes genéticos do tipo Point-of-Care, ou seja, remotos e de operação independente de estrutura complexa de laboratório."

9 - Sugarzyme: "Empresa de biotecnologia para produção de produtos sustentáveis, para a área cosmética e/ou farmacêutica, utilizando resíduos agroindustriais (biomassa), agregando valor à toda cadeia produtiva."

10 - Mancha Orgânica LTDA.: "A Mancha é especializada em pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos derivados de pigmentos e corantes vegetais."

Além das 100 startups que se mostraram mais atraentes para os investidores, outras 112 se classificaram para entrar nos rankings por categoria. No total, foram 21 rankings diferentes, que incluem educação, meio ambiente, agricultura, IoT, VR/AR e outros.

No total das 639 startups de Biotech, estão empregadas 3.392 pessoas. As dez listadas acima contam com 88 delas.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail