Home > Colunas

Auto hipnose: como praticar para superar medos e crenças limitantes?

Saiba como a hipnose transformacional pode te ajudar a superar medos e crenças limitantes de forma prática no dia a dia.

*Romanni Souza

25/07/2019 às 16h53

mentoring coaching
Foto: Shutterstock

Nossos pensamentos podem aumentar nossas possibilidades ou nos limitar. Saiba como a hipnose transformacional pode te ajudar a superar medos e crenças limitantes de forma prática no dia a dia.

Auto hipnose não se limita a utilização de áudios!                           

Quando nos referimos a auto hipnose no modelo tradicional podemos pensar em ter de ouvir áudios de forma recorrente, mas o modelo de auto hipnose transformacional é voltada para a transformação pessoal como estilo de vida, vai muito além dos áudios guiados ou estado de relaxamento. A auto hipnose transformacional está relacionada a forma como reagimos e nos comunicamos com o mundo o tempo todo, como estilo de vida, assim toda hipnose é sempre uma auto hipnose. Para compreender melhor, entenda a hipnose transformacional como alterar a própria criação da realidade através da comunicação, seja a comunicação não verbal, verbal, interna ou mesmo externa.

Ou seja, nós vivemos o tempo todo em estado de hipnose, e o trabalho a ser feito com a auto hipnose transformacional é o de transformar padrões subconscientes que fogem do controle em padrões subconscientes que nós mesmos escolhemos. A auto hipnose transformacional significa ganhar o controle da própria vida.

A utilização da auto hipnose de forma eficaz tem haver com a forma como interpretamos nossa própria história e a partir dela criarmos referências para lidar com o mundo e gerar nossos estados emocionais no dia a dia.

Então aqui vai uma lista com duas estratégias que podem eliminar medos e crenças limitantes de forma prática através da auto hipnose transformacional:

1.       Perceba sua comunicação e mude-a para uma comunicação congruente ao resultado desejado.

Toda comunicação invariavelmente produz um estado, e vale lembrar que aqui nos referimos a comunicação dês de postura e fisiologia corporal, a roupa que estamos vestindo, o tom da voz que utilizamos, o ambiente em que estamos, os pensamentos que vem à cabeça, e claro, também o que verbalizamos através das palavras.

Por exemplo, uma pessoa que tem medo de elevador, ao olhar para um elevador, fisicamente pode começar a mudar a postura para uma postura mais encolhida, criar pensamentos de incapacidade, falar com as pessoas em volta de forma a reafirmar e alimentar o seu medo, consequentemente criando um estado congruente a sua comunicação. Uma simples e poderosa estratégia aqui é alterar a comunicação com base de referência em uma pessoa que se sente bem ao entrar no elevador, como fica a fisiologia desta pessoa? O que ela fala para as pessoas em volta? Qual ideia ela passa a si mesma ao subir no elevador? Qual a comunicação congruente a uma pessoa que se sente bem ao subir em um elevador? Esta estratégia consiste em modelar atitudes mentais e comportamentos de pessoas que alcançam o resultado desejado.

2.       Faz de conta

Essa é uma simples e poderosa estratégia, que consiste simplesmente em visualizar a si mesmo através de um ensaio mental na situação onde pode enfrentar algum tipo de limitação ou medo ou deseja ter uma melhor performance. E para isso em sua mente você deve visualizar você se comunicando de forma assertiva, imaginando tudo que você vai sentir, o que vai ver, o que vai pensar e ouvir quando estiver na situação real. Por exemplo, fazer um ensaio mental de como será sua apresentação em público de forma assertiva. Em sua mente você pode escolher criar a melhor versão de você se desejar. Esse é um poderoso exercício porque tudo na vida sempre acontece duas vezes, e a primeira vez sempre é em nossa mente.

Para representar exercícios como este Milton Erickson já dizia, fake it till you make it, o que eu gosto de interpretar de forma adaptada como treine até se tornar. Diversos grandes nomes mundiais como Ayrton Senna, Michael Jordan, Steve Jobs, Pelé, e outros utilizavam constantemente dessa estratégia para aumentar seus resultados.

Aqui você pode também ver um vídeo com mais detalhes e estratégias para utilização da auto hipnose:

*Por Romanni Souza, graduado em Psicologia, criador da Hipnose Transformacional e fundador do Instituto Romanni.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail