Home > Notícias

Banda Larga é prioridade para Ministro das Comunicações

Déborah Oliveira

27/03/2015 às 9h13

Banda Larga é prioridade para Ministro das Comunicações
Foto:

O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, foi à Câmara dos Deputados apresentar a pauta da pasta para 2015. Dentre as prioridades elencadas, estão o Banda Larga para Todos, o debate sobre a regulação da mídia, o início do desligamento da TV analógica e a desburocratização dos processos de outorga de radiodifusão.

Berzoini assegurou, durante apresentação na comissão geral nesta quinta-feira (26/3) que o governo não vai apresentar uma proposta antes de abrir o debate, e garantiu o diálogo com todos os partidos e setores da sociedade para construir um entendimento.

Entre as metas na área, o ministro apresentou os objetivos do programa Banda Larga para Todos. Até 2018, o Ministério das Comunicações (MiniCom) quer que a rede de fibras ópticas alcance 90% dos municípios do País

Além disso, a meta é que o número de conexões de banda larga fixa e móvel passe de 197 milhões para 300 milhões e a velocidade média da internet aumente de 6,8 Mbps para 25 Mpbs. Na tecnologia móvel, a intenção é de que o 3G esteja presente em quase 5 mil cidades e o 4G em 1.142 localidades.

Para conquistar esse objetivo, Berzoini afirma que a ideia é estabelecer parcerias público-privada por meio de investimento públicos e uso de crédito tributários vinculados ao Fistel para que as operadoras, tanto as grandes quanto as médias e os pequenos provedores de internet, possam usar esse instrumento como forma de aderir a esse esforço governamental.

*Com informações do Ministério das Comunicações

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail