Home > Colunas

Big Data Analytics: o que é e como pode impactar seu negócio

Captar, processar e analisar dados para extrair informações pode ser a chave para tomadas de decisão mais eficientes nas empresas

*Rubens Monteiro

15/08/2019 às 12h48

Foto: Shutterstock

Atualmente o termo big data já é bem conhecido por grande parte da população mundial, e não apenas para quem trabalha diretamente com tecnologia. Ele pode ser traduzido em uma grande quantidade de dados, o que traz a necessidade de processos que sejam capazes de capturar, armazenar, processar e analisar grandes volumes de informações com a rapidez que o mundo moderno exige – serão 180 zetabytes de dados no mundo até 2025, segundo a revista Forbes.

O que é Big Data Analytics?

É a análise aprimorada de grandes quantidades de dados brutos para extrair informações e insights para um determinado negócio. Ele é usado nos mais variados segmentos para permitir que as organizações tomem decisões corretas, além de testar processos que já existem. Ele antecipa tendências e considera métodos para responder questões por meio da aplicação de um processo algorítmico.

Como funciona o Big Data Analytics?

De forma resumida, o Big Data Analytics funciona com a análise de dados em três categorias.

  • Social Data: Dados sobre indivíduos - como as redes sociais, por exemplo.
  • Enterprise Data: Informações geradas - em sua grande maioria - por organizações empresariais durante operações, inclusive as financeiras.
  • Personal Data: Dados gerados a partir da integração entre dispositivos pessoais conectados à internet.

A análise criteriosa e o cruzamento destes dados fazem com que seja possível otimizar a compreensão dos mais variados cenários e viabiliza a extração de padrões, os quais podem ser usados para os mais diversos fins, dependendo do core business da empresa que implementa o processo.

Quem pode usar Big Data Analytics?

Por enquanto, o uso deste processo faz mais sentido para empresas, e muitas delas já o utilizam para analisar dados de forma estratégica.

É importante deixar claro que o Big Data Analytics pode ser implementado em todas as empresas, independentemente do tamanho delas. Via de regra, cientistas de dados ficam responsáveis por este processo, pois são profissionais que realizam a limpeza e a preparação dos dados.

Quais as vantagens do Big Data Analytics nos negócios?

O Big Data Analytics faz com que empresas possam usar informações já disponíveis para identificar oportunidades e obter insights. Além disso, o processo de tomada de decisão fica menos arriscado.

Com ele, as empresas são capazes de analisar as informações para medir a satisfação dos clientes e oferecer novos produtos. Outra vantagem é identificar padrões preciosos para tomar melhores decisões, como os hábitos de consumo dos clientes.

Assim, é possível deixar os clientes mais satisfeitos, reduzir a margem de erro, tornar as operações mais eficientes, estabelecer planos estratégicos e aumentar o lucro de forma significativa.

*Por Rubens Monteiro, head de engenharia de dados da ClearSale

**Sobre a ClearSale:há 18 anos, a ClearSale trabalha para proteger as transações comerciais e promover confiança entre varejo e consumidor. Somos uma empresa global, responsável pela segurança de mais de 3.000 clientes dos ramos de e-commerce, venda direta, serviços financeiros, seguros e telecomunicações, além de analisar 85 % dos pedidos realizados em lojas virtuais no Brasil.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail