Home > Notícias

Blockchain: agora é a hora

Ascensão da tecnologia gera oportunidades de melhorar desempenho estratégico e operacional de empresas

Abidali Neemuchwala*

19/01/2019 às 9h19

Foto:

Impulsionadas principalmente pelas tendências digitais, as empresas vêm enfrentando atualmente uma série de pressões para se adaptarem tanto a novas ameaças competitivas quanto às oportunidades. Os modelos emergentes de hoje estão desafiando as cadeias de valor existentes em favor de formas mais eficazes de armazenar, trocar e rastrear ativos de maneira segura, eficiente e confiável em ecossistemas digitais diversos. É por essa razão que o Blockchain é um dos assuntos mais recorrentes em salas de reuniões corporativas em todo o mundo.

A tecnologia de Blockchain permite a “prova de valor” - seja em moeda ou qualquer tipo de propriedade que represente ativos digitais - sem que existam intermediários. Sua ascensão não apenas carrega o potencial para se tornar um novo padrão para a troca de valor, mas também introduz uma série de oportunidades para melhorar o desempenho estratégico e operacional das organizações neste mundo digital e hiperconectado.

Para “descascar” as camadas da paleta de tecnologia, é preciso pensar em: descentralização, ledgers distribuídos, contratos inteligentes e vários protocolos de consenso. O que realmente se vê no núcleo do Blockchain é um novo paradigma de pensamento que possibilita a troca ponto-a-ponto entre duas entidades em um ecossistema digital múltiplo, usando um novo protocolo de confiança.

Para as empresas, trata-se de uma força tecnológica verdadeiramente disruptiva, o que significa que o Blockchain será um elemento-chave para a construção de futuros ecossistemas digitais, permitindo transações confiáveis entre entidades desconhecidas. Em resumo, o Blockchain tem o poder de trazer mudanças disruptivas e transformacionais para indivíduos, indústrias, governos e sociedade.

Graças ao Blockchain - essa onda transformadora no mundo da tecnologia -o tempo para se fazer uma mudança é agora; o lugar para se fazer isso é aqui e já começou. Já estamos testemunhando, em primeira mão, como o Blockchain, aproveitando o conceito simples de um livro-caixa distribuído, é um multiplicador de força na economia de compartilhamento. Acreditamos fortemente que o Blockchain é um dos temas tecnológicos que podem transformar os negócios e os cenários tecnológicos das companhias nos próximos anos.

O Blockchain tem o poder de impulsionar a transformação em uma série de setores, como o de serviços bancários e financeiros, seguros, comunicações, manufatura e tecnologia, energia e serviços públicos, varejo e bens de consumo, saúde, ciências humanas e governo. O impacto de tudo isso no mercado será visível quando a tecnologia ganhar escala e alimentar um modelo de cooperação que gere efeitos de rede em um ecossistema de negócios.

Blockchain na prática

Agora, por um momento, imagine os bilhões de dispositivos conectados que estão disponíveis na forma da Internet das Coisas (IoT). Esses dispositivos vão gerar bilhões de transações diárias, cada uma custando apenas alguns ou talvez apenas frações de um centavo. Os sistemas existentes estão prontos para lidar com essa avalanche de micro transações? Em contraste com o atual modelo hub-and-spoke de processamento de transações, um modelo ponto-a-ponto de troca de valores confiáveis está em voga e pode em breve ser a nova norma.

Na verdade, podemos até dizer que o Blockchain não é algo necessariamente novo, pois trata-se de uma meta-tecnologia, um código de programação que está sendo desenvolvido para melhorar ou servir como uma sobreposição em uma matriz de tecnologias existentes como internet, nuvem, banco de dados. No entanto, à medida que vão evoluindo, cada uma dessas tecnologias relacionadas começará a ter novos desdobramentos de maneiras que complementem e habilitem mais os ledgers, ou livros-caixa distribuídos. A evolução dessas tecnologias facilitadoras acelerará ainda mais o crescimento do Blockchain.

Empresas líderes em breve estarão usando o Blockchain para conceber e desenvolver produtos e serviços inovadores e até disruptivos. Assim como nos primórdios da internet, a forma de tais desenvolvimentos pode ainda não estar clara, mas tenha certeza de que os early adopters usarão Blockchain para digitalizar, aprimorar, desintermediar e, em geral, ultrapassar os processos e modelos de negócios atuais.

Mas não será apenas modismo? Todas as indicações sugerem que não. Nesta era de hiper-competição, sua empresa pode se dar ao luxo de ficar para trás ou o mais racional é começar a subir a curva de aprendizado? Que tal começar a envolver suas equipes de tecnologia e líderes de negócios, buscar novos pontos de vista, valorizar o dos clientes, fornecedores e outras partes interessadas? Que tal pensar e planejar como o Blockchain pode fazer a diferença? As possibilidades são amplas. Encontre sua oportunidade, veja como criar novas experiências de negócios, soluções, modelos e paradigmas operacionais com o Blockchain, e mãos à obra.

*Abidali Neemuchwala é CEO da Wipro

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail