Home > Notícias

Bosch anuncia sistema de piloto automático para ruas congestionadas

Déborah Oliveira

05/01/2015 às 16h32

Bosch anuncia sistema de piloto automático para ruas congestionadas
Foto:

Grandes cidades enfrentam diariamente quilômetros e mais quilômetros de tráfego intenso e engarrafamento. Em casos como esses, acidentes podem acontecer com mais frequência em razão, muitas vezes, de uma avaliação equivocada do motorista da distância e da velocidade do veículo que está adiante. A Bosch quer acabar com esse problema.

Para isso, a fornecedora alemã de componentes automotivos anunciou hoje (5/1), na CES, feira de tecnologia de consumo realizada anualmente em Las Vegas (EUA), um sistema de piloto automático para facilitar e tornar mais segura a direção em casos de congestionamento. 

Quando o motorista acionar manualmente o sistema, ele reconhecerá o carro à frente e assumirá uma direção automática segura. Radar, câmeras e sensores controlam os movimentos laterais e longitudinais do veículo durante o congestionamento e em caso de obstáculos, a direção é retomada pelo condutor.

De acordo com Werner Struth, chairman da Bosch e membro do Conselho da empresa, o lançamento é parte do esforço da companhia de levar conforto, segurança e eficiência para os usuários. “O futuro dos carros será eletrônico, automatizado e conectado”, sentencia, completando que carros automatizados podem reduzir drasticamente o número de acidentes.

A Bosch relata que todo o ano são registrados cerca de 1,3 milhão de mortes no trânsito e em 90% dos casos eles acontecem em razão de erros humanos. Estudos sugerem que grande parte das colisões traseiras que resultam em mortes poderiam ser evitadas com um sistema de travagem inteligente de controle.

Automatização: realidade próxima?
Na visão de Struth, até 2020 tecnologias para automatização de carros vão atingir sua maturidade e nas décadas seguintes o modelo finalmente será popularizado, transformando a experiência de direção, que dispensará por completo a condução por um motorista. 

Uma realidade difícil de imaginar no curto prazo no Brasil, que ainda registra uma série de desafios de conectividade e nas redes de telecom. Além disso, uma regulamentação específica seria necessária para acelerar desenvolvimentos na área e incentivar empresas a impulsionar a criação de tecnologias para automatização.

A Bosch está fazendo sua parte. Desde 2011, a companhia mantém um grupo de profissionais focados no projeto “Automated Driving” que busca garantir mais iniciativas na área. Testes foram realizados na Alemanha e a fabricante afirma que conta com desenvolvimentos avançados para tornar o modelo uma realidade.

A jornalista viajou para Las Vegas (EUA) a convite da CEA, responsável pela International CES

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail