Home > Notícias

Canonical libera ferramentas de desenvolvimento Ubuntu para outras distribuições Linux

Tissiane Vicentin

16/06/2016 às 10h22

Canonical libera ferramentas de desenvolvimento Ubuntu para outras distribuições Linux
Foto:

A Canonical, criadora da versão Ubuntu para Linux, liberou o acesso a ferramentas para desenvolvedores, que foram recentemente lançadas, para outras distribuições do sistema operacional open source. O movimento pode permitir que especialistas entreguem mais facilmente aplicações para o OS.

A última versão do Ubuntu foi liberada em abril e apresentou um formato de aplicação chamado de "snap", o qual permite a desenvolvedores isolar elementos de um pedaço de software e criar políticas que descrevem como ele deve operar.

O snaps roda em desktop, servidores, mobile e ambientes de internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) Ubuntu, tornando mais fácil para desenvolvedores entregar software e atualizações em todas as plataformas.

Basicamente, em vez de trabalhar com diferentes formatos de pacotes de aplicações, os desenvolvedores poderão distribuir um único snap em múltiplas plataformas. De acordo com Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, os snaps são "uma forma de simplificar a entrega de software por meio de um ecossistema fragmentado".

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail