COMUNIDADE
TCS e Governo do Estado de SP assinam acordo para educação

TCS firma acordo com Estado para capacitar ensino público em SP

Empresa levará conhecimentos de TI para 190 mil alunos e professores

A Tata Consultancy Services (TCS), empresa indiana fornecedora de soluções e serviços de TI, firmou nesta quarta-feira (09/08) um acordo com o Governo do Estado de São Paulo que visa capacitar cerca de 190 mil alunos e professores dos ensinos fundamental e médio na capital paulista com conhecimentos em tecnologia. A princípio, a parceria engloba duas diretorias regionais de ensino da cidade – Norte 1 e Leste 2 -, mas o plano é em breve levar para toda a rede municipal de ensino.

O conhecimento sobre temas relacionados a tecnologia será promovido por meio do goIT, programa da TCS para capacitação de alunos e professores, com foco no estímulo ao aprendizado na área e preparo dos jovens para o mercado de trabalho. O projeto vai ao encontro também da reforma do Ensino Médio, sancionada pelo presidente Michel Temer no início deste ano, que pretende priorizar a educação técnica e ampliar o ensino em tempo integral.

José Renato Nalini, Secretário de Educação do Estado, comenta que essa aproximação é fundamental para que jovens possam ter acesso a tecnologias de ponta e fazer com que as escolas se aproximem da vida real. “Fico extremamente grato, reconhecido e sensibilizado. Aposto muito nesse projeto e agradeço a todos os envolvidos. Espero que esses alunos contaminem os outros e mostrem que isso é para o bem. Se tiver alguém para mostrar o caminho das pedras, o caminho fica mais fácil”, afirmou, durante evento para assinatura do protocolo de intenções, realizado nesta quarta-feira (09/08) na Secretaria de Educação do Estado, em São Paulo.

“[Sem iniciativas como essa] Nossos alunos não teriam condições de penetrar nesse mundo maravilhoso. A partir desse ingresso eles mesmos vão gostar e se envolver”, adicionou Nalini.

Tushar Parikh, presidente da TCS no Brasil, destacou o engajamento da companhia, que “cederá” horas de seus especialistas para o projeto. “Na TCS, acreditamos que cada ser humano pode impactar positivamente na vida do outro. Essa parceria entre governo e empresa privada retrata a força que pessoas bem intencionadas têm. Apenas pela educação é possível transformar a realidade e criar valor para a sociedade”, destacou o executivo.

Posicionada como uma das principais consultorias de TI a nível global, a TCS está presente com escritórios em 50 países, atende a 7 setores da indústria e conta com mais de 300 mil colaboradores para atender 1,8 mil clientes. No Brasil, a empresa tem operações em São Paulo e no Rio de Janeiro, com mais de 120 clientes.

Programas

Janaína Amoroso de Souza, líder de responsabilidade social e engajamento da TCS, explica que a empresa possui uma ação de responsabilidade social para cada meta da ONU. No Brasil e América Latina, o grande foco é em educação e, para isso, são quatro programas desenvolvidos pela companhia no país.

O primeiro deles é o Enable, que já conta com parceria com o Centro Paula Souza na qual o time da TCS ministra aulas em cursos técnicos e de especialização. O Hour of Code, por sua vez, leva o ensino de programação para o ensino fundamental, enquanto o Girls in Tech visa incluir meninas no mercado de tecnologia.

Por fim, o goIT, que está sendo levado para escolas públicas de São Paulo, visa formar e capacitar professores e estudantes, com o objetivo de fomentar a cultura digital na educação. “Já temos feito esse programa em um grupo de escolas em Barueri. O objetivo é contribuir com a formação de alunos e professores”, comenta Janaína. “Responsabilidade social é muito sério para a TCS. É como mostramos nossa marca no mercado”, completou.

Primeira iniciativa

Representantes de duas escolas paulistas foram convidados para o anúncio: Dom Pedro I, localizada em São Miguel Paulista – zona leste da cidade -, e o colégio Augusto Ribeiro de Carvalho, do bairro Nossa Senhora do Ó, zona norte. O convite foi por um motivo nobre.

Os dois colégios receberão edições especiais do goIT, como primeira ação da parceria. Alunos das duas instituições terão acesso a uma plataforma de ensino virtual, além de encontros com especialistas da TCS, para elaborar um projeto de construção de um app para o comércio local. O início das aulas será em setembro e a apresentação dos projetos em dezembro. Para os professores, foram preparados um workshop para fornecer uma visão geral sobre as tendências em tecnologia.

“Vamos nos engajar 100%, esse é nosso compromisso”, disse Alexandre Gonçalves, diretor da Escola Estadual Dom Pedro I. Ele destacou também as oportunidade dos alunos vislumbrarem educação na prática uma informação de ponta. “Sabemos que há um anseio muito grande do jovem em aprender. São 1,6 mil alunos de ensino médio que querem coisas novas na aprendizagem. Sabemos que as empresas investem e têm informações de ponta e essa comunicação com a escola vai fortalecer a aprendizagem e possibilitar um horizonte melhor para os alunos da periferia.  Eles são merecedores dessas oportunidades”, finalizou.

Comentários
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nessa publicação.

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.