COMUNIDADE

CIO tem de assumir riscos e inovar

Para IDC, líder da TI deve mudar e ser protagonista da transformação digital

Pesquisa recente global da consultoria IDC indica que 41% dos CIOs ainda preferem fazer o acompanhamento do ambiente tradicional da TI, em vez de ser o protagonista da transformação digital e buscar formas de inovar. Mas se esse talento ainda quiser manter-se relevante para os negócios, ele precisa mudar.

O alerta é de Pietro Delai, gerente de Pesquisa e Consultoria para Infraestrutura e Telecom da IDC Brasil. “Hoje, o grande desafio do CIO é trabalhar a inovação. Manter a estrutura rodando, mas assumir riscos”, comentou. O interessante é que, segundo ele, já existem mecanismos que ajudam o CIO a inovar, como DevOps, que acelerada passos de projetos e encurta processos, aumentando riscos, mas em favor da agilidade.

Delai observa, no entanto, que grande parte das empresas tem um legado expressivo para cuidar, mas é nesse cenário que surgem oportunidades para o líder da TI. “Perguntamos para CIOs as prioridades de investimentos para este ano. Redução de custos, que sempre aparecia em primeiro lugar, agora foi para a segunda posição. No topo, está a melhoria de processos”, observa ele.

Outro desafio que se coloca para os CIOs é atuar em linha com as áreas de negócios, o que fará o líder da TI equilibrar as demandas em prol da estratégia corporativa. Para isso, segundo ele, CIOs vão nos próximos meses direcionar investimentos em iniciativas de negócios focadas em melhorar processos da empresa, reduzir custos e aumentar a eficiência.

Comentários
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nessa publicação.

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.