Home > Notícias

CEOs querem líderes de TI com habilidades para conduzir transformação digital

Déborah Oliveira

05/03/2015 às 10h57

CEOs querem líderes de TI com habilidades para conduzir transformação digital
Foto:

Pesquisa publicada pela Forrester em 2013 sobre o papel do Chief Digital Officer (CDO) indica que empresas podem se beneficiar das capacidades desse talento, que deve atuar muito em linha com o CIO e o CMO. 

No entanto, conforme relata Nigel Fenwick, vice-presidente e principal analista para temas relacionados à CIOs na Forrester, líderes de TI estão seguindo o exemplo o ex-CIO da Starbucks Stephen Gillett e passam a conduzir estratégias e iniciativas digitais em suas companhias.

Na verdade, CIOs com experiência em marketing e/ou liderança estão bem equipados para liderar o futuro da transformação digital em muitas empresas. Fenwick lembra que eles entendem a estratégia de negócios, podem se relacionar de forma mais fácil com o cliente e já conhecem a perspectiva de TI.

O analista lembra, no entanto, que ainda não há muitos CIOs com essa experiência. Segundo estima Fenwick, cerca de 20% dos líderes de TI reúnem essa capacidade hoje. Mas é exatamente esse profissional que os CEOs querem.

Sem ficar preso a títulos, o que realmente importa é a capacidade de combinar conhecimento do cliente com sabedoria digital para conduzir iniciativas diferenciadas que criem valor para os clientes.

CIOs que conseguirem ter essas habilidades vão conduzir iniciativas bem-suicidadas no mundo digital, acredita o analista. Há algum tempo, os CIOs costumavam ser chamados de "MIS". Talvez o título do CIO evolua mais uma vez. 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail