Home > Notícias

Cidades inteligentes estão crescendo em todo o mundo

Déborah Oliveira

02/10/2015 às 8h50

Cidades inteligentes estão crescendo em todo o mundo
Foto:

O Things Network, programa de Amsterdã de crowdsourcing para internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) que torna mais fácil para desenvolvedores transformarem o conceito de cidade inteligente realidade, está se expandindo internacionalmente.

Inspirado pela ideia de uma rede aberta que pode conectar todos os tipos de dispositivos de uma cidade, grupos nos EUA, Brasil, Argentina, África do Sul, Índia, Austrália e Reino Unido estão prestes a lançar suas Things Networks.

O Things Networks é baseado na tecnologia LoRaWAN, considerada relativamente nova, e já foi usado para criar um sistema de notificação de reparação de barcos quando há casos de vazamento. Ele pode se conectar a qualquer tipo de sensor digital para qualquer aplicativo. Por exemplo, alertar as autoridades quando latas de lixo precisam ser esvaziadas.
Ideias que estão sendo discutidas em Amsterdam incluem um sensor de temperatura para armazenamento de alimentos e transporte e uma ferramenta para encontrar crianças perdidas.

Equipes em Boston (EUA); São Paulo, Buenos Aires (Argentina); Cidade do Cabo (África do Sul); Kochi (Índia); Sydney (Austrália), e Manchester (Reino Unido) têm desenvolvido trabalhos do tipo, segundo a comunidade.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail