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Cinco dicas para aumentar os rendimentos e não levar trabalho para casa

Especialista em carreira sugere organização como elemento chave para concluir um dia de trabalho

Janaina Manfredini*

09/06/2019 às 12h50

Foto: Shutterstock

Acredite, o seu líder não quer o seu sangue no trabalho, ele quer o seu sangue nos olhos para trabalhar. Pesquisas entregam que mais de 70% dos brasileiros estão desmotivados com o seu atual emprego, você certamente já ouviu alguém reclamando da empresa, do cargo ou do líder. É comum achar que a empresa está sugando as pessoas, que as tarefas não têm fim e que o tempo é contado. O tempo realmente passa rápido e quando percebemos, já é hora de bater o cartão e a mesa ainda está cheia de pendências. Você já parou para pensar que o problema pode não ser a demanda e sim a forma como ela é efetuada?

São diversos erros no caminho que dificultam a conclusão das tarefas diárias. Devemos começar pela organização. Quanto mais organizado você conseguir se manter, trabalhar com gestão do tempo e de prioridade, mais fácil vai conquistar a rotina e terminar um dia de trabalho com a cabeça tranquila. Separei cinco  dicas práticas para concluir um dia de trabalho com sucesso:

1. Mantenha a sua agenda organizada- Anote as prioridades, o que demanda mais esforço e o que precisa ser entregue primeiro, comece por essas atividades. Uma boa dica é listar logo pela manhã e ir riscando ao decorrer do dia, você vai ver que não é tão difícil quanto parece e logo vai conseguir lidar também com as tarefas que chegam de surpresa. E o que não for de tanta importância ou tiver um prazo maior, pode passar para a lista do dia seguinte. Dessa forma, você não precisará sair preocupado, já que deixou tudo pronto ou encaminhado.

2. Entenda o momento de parar- O seu líder não quer que você fique na empresa até mais tarde e muito menos madrugue terminando um trabalho, e sim que o seu horário de trabalho seja produtivo. Siga a primeira dica e deixe tudo organizado, na hora que sair do ambiente de trabalho, sabia que é a hora de desligar de tudo. Aproveite um filme com a família, saia para jantar ou faça algo por você, esses momentos vão te deixar ainda mais renovado para render muito mais nas próximas oito horas.

3. Tenha ideias, mas deixe para depois - O momento de lazer, quando estamos com a cabeça fria, é quando surgem as melhores ideias. Se você pensou em algo brilhante que pode ser usado no trabalho, anote em um papel ou até mesmo no bloco de notas do celular, mas deixe para depois. Quando chegar no ambiente e momento certo, você retoma o pensamento, com certeza terá muito mais resultado.

4. Tenha um acompanhamento de rotina com o líder e a equipe - Pode ser uma reunião na semana, enviar um relatório na sexta-feira ou da forma como todos se adaptarem melhor, mas é ideal ter um acompanhamento. A comunicação interna é importante para que o líder tenha ciência das demandas dos funcionários para distribuir melhor as tarefas. Além disso, essa conversa é um momento para dar e receber novas ideias e ajudar uns aos outros.

5. Pense se você está no ambiente correto - Pode ser doloroso pensar nessa questão, mas as vezes é preciso refletir sobre o seu trabalho. Se você não está feliz, não consegue ficar satisfeito e não tem vontade de se esforçar para concluir as tarefas, talvez você precise se reencontrar. Entenda que o problema não é a empresa, se você não concorda com os valores e as propostas oferecidas, procure novos rumos, projetos e planos.

Janaina Manfredini é especialista em carreira e coach da Effecta Coach.

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