Home > Notícias

Cloud híbrida: por que ela é importante para o seu negócio?

Flexibilidade e melhora do desempenho de softwares são alguns dos benefícios; 94% das empresas terão solução em nuvem até 2020

Pure Storage

22/03/2018 às 10h25

cloud híbrida
Foto:

Até 2020, 94% das companhias terão solução em nuvem na busca por otimização de custos, aumento da agilidade dos serviços e adoção de inovações em TI. É o que aponta pesquisa da Cisco feita com 340 executivos de tecnologia. Segundo o estudo, os ganhos com eficiência operacional ao adotar cloud computing variam de 45% a 87%, alavancados principalmente pelo tempo de provisionamento de serviços.

Porém, com a complexidade das operações de TI e o aumento da adesão de tecnologias como Internet das Coisas (Internet of Things, ou IoT), inteligência artificial e o uso de dispositivos móveis pelos colaboradores, concentrar todas as cargas de trabalho em apenas um modelo de nuvem pode comprometer os negócios. Assim, cresce a necessidade de uma TI híbrida, em que nuvem pública e privada trabalham juntas para minimizar os trade-offs e obter o máximo valor e eficácia dos componente de cada área de trabalho. Veja, a seguir, alguns benefícios da nuvem híbrida:

Flexibilidade

Adaptar-se ao cloud é uma jornada com vários passos, como reestruturação de aplicativos e compreensão de uma nova forma de trabalhar. A nuvem híbrida permite que as empresas se adaptem à era digital usando aplicativos existentes e, eventualmente, desenvolvam a infraestrutura necessária ao longo do tempo. Essa flexibilidade dá a TI a possibilidade de transitar para a nuvem em seu próprio ritmo e apenas com as cargas de trabalho que façam  sentido.

Rapidez

A nuvem híbrida permite que as organizações se movam mais rápido para o DevOps  - conjunto de práticas para integração entre equipes de desenvolvimento, operações e controle de qualidade. Interligando as infraestruturas, é possível obter um desempenho de software mais rápido. Com isso, os desenvolvedores podem se concentrar na criação de soluções e produtos.

Segurança e disponibilidade

Com um modelo de nuvem híbrido, a equipe de TI tem mais autonomia para lidar com a proteção de dados e a governança. Ela permite, por exemplo, que o CIO conecte o lançamento de uma campanha de marketing, feito na nuvem pública, com o resultado no sistema de gestão de clientes, alocado em nuvem privada.

Imagem: depositphotos

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail