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Apresentação e introdução

Luiz Novaes

Por Luiz Novaes

julho 20, 2018 - 5:32 pm

em Melhores Práticas na Prática...

Veja a coluna
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Caro leitor,

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a IT Mídia pela oportunidade de ceder um espaço neste Portal tão moderno e conceituado neste mundo corporativo de Tecnologia da Informação e Telecom que é o IT Forum 365.

Em segundo lugar gostaria de esclarecer que tipo de informação e conhecimento pretendo contribuir com esta comunidade, já trabalhei como consultor em outras empresas e atualmente sou um Executivo de TI com trajetória profissional construída em empresas como HDI, Sulamerica, AIG, Citibank, KPMG e Accenture onde já gerenciei equipes multidisciplinares e virtuais buscando trabalhar com planejamento, priorização, transparência, processos e controles internos bem estabelecidos. Mas quando se fala em processos e metodologias, não se pode deixar de lado uma variável muito importante: a praticidade. Portanto, minha proposta é escrever sobre metodologias, processos de TI, controles, melhores práticas destacando aquilo que realmente traz resultados práticos e o que dá retorno mais rápido, desenvolver assuntos e situações que ocorrem no dia-a-dia de um departamento de TI.

Segue abaixo um resumo de algumas melhores práticas que serão abordadas na prática:

– PLANEJAMENTO (OPERACIONAL, TÁTICO E ESTRATÉGICO): Planejamento é fundamental para qualquer tipo de atividade, todo mundo sabe da importância porém muitos não praticam. A idéia é sensibilizar os leitores de que vale a pena praticar pelo menos meio período por semana planejando as atividades semanais da equipe e discutí-las em reuniões de planejamento.

– INDICADORES COM METAS: Muitos gestores apresentam indicadores muito bem formatados, com visual requintado, contudo sem metas estipuladas não gerando assim valor e não dando direcionamento para a equipe, as metas precisam ser desafiadores porém conduzidos baseado na motivação.

– PRIORIZAÇÃO X QUALIDADE DE VIDA: A idéia é apresentar algumas sugestões e técnicas objetivando a priorização das atividades proporcionando assim uma melhor qualidade de vida. Cabe aqui um dos 7 hábitos de pessoas altamente eficazes: Primeiro o mais importante.

– MODELAGEM DE PROCESSOS X PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO: A causa-raiz de grande parte dos problemas que ocorrem em TI resume-se em problemas de comunicação, os principais poderiam ser eliminados ou ´mitigados´ se a comunicação for guiada por um processo de negócio bem desenhado e por uma matriz de papéis e responsabilidades bem definida.

– PROCESSOS DE TI – O QUE DÁ RÁPIDO RETORNO ? : A implementação de metodologias com ITIL, PMBOK, COBIT podem ser feitas em ondas priorizando aqueles processos ou sub-processos que trazem rápido retorno. O principal desafio não é saber O QUE necessita ser implementado mas sim o COMO e qual o RETORNO associado.

Contudo, antes de abordar as melhores práticas na prática, é necessário abordar uma palavrinha utilizada em orações interrogativas, pequena porém desafiadora e poucas pessoas a utilizam seja por insegurança, por medo ou por estar na zona de conforto: é a palavra COMO?

Quantas vezes já ouvimos comentários de que precisamos definir as estratégias do departamento de TI alinhadas ao negócio, que é necessário melhorar a satisfação de nossos clientes internos, que precisamos encantar nossos clientes, que os processos internos de gestão de TI precisam ser implementados e acompanhados sistematicamente ? Contudo o ‘fazer acontecer’, o COMO fazer, definir metas e planos de ação geralmente não acontecem, e quando acontecem, os mesmos não são revisitados para averiguar se a meta foi alcaçada e aplicar plano corretivo.

Há algum tempo atrás tive uma disciplina no MBA sobre Gestão Estratégica da Qualidade e o que me marcou nas aulas foi a forma enfática do instrutor em seus inúmeros questionamentos: COMO ? Como fazer? Como implementar? Como obter os resultados esperados? As respostas à estas perguntas precisam ser claras, objetivas e exequíveis.

Um fato comum a todas as empresas é que as reuniões se tornaram cada vez mais constantes, longas e ineficientes. Infelizmente grande parte das corporações não investem em técnicas de como tornar as reuniões mais produtivas. Se as pessoas tivessem a preocupação de discutir COMO resolver os problemas, identificando possíveis soluções a serem apresentadas e aprovadas no momento das reuniões, teríamos um grande ganho de eficiência e qualidade de vida já que conseguiríamos realizar as atividades planejadas sem comprometer o tempo dedicado às demais atividades fora do trabalho.

Portanto, esta será a tônica do blog, buscar apresentar as melhores práticas na prática visando aplicação imediata dos assuntos abordados. Espero que gostem!

O autor:

LUIZ Antonio NOVAES dos Santos é executivo de Tecnologia da Informação com sólida experiência em Gerenciamento de Projetos  e Processos de TI adquirida através de carreira desenvolvida em empresas como HDI Seguros, Sulamerica, Citibank, AIG, KPMG e Accenture. Como principais desafios podemos destacar projetos de implantação de Solução anti-franude, CRM, ERP, BI e Document Managemente. Trabalha atualmente na HDI Seguros desde  2015 na função de IT Senior Manager atendendo os Departamento de Produtos de Auto & Massificados e Demais Ramos. Este é um blog pessoal e as opiniões aqui descritas não são necessariamente a visão das empresas já trabalhadas.

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