Home > Gestão de conhecimento: potencializando a estratégia organizacional

Áreas para integração de sistemas corporativos

Fernando Zaidan

14/08/2013 às 9h51

Foto:

Ainda abordando o tema de integração dos Sistemas organizacionais, as áreas (ou disciplinas) do conhecimento necessárias para execução da integração de sistemas corporativos são:

  • Gestão de projetos: Identificar os riscos pertinentes na integração de sistemas, fundamentado nas áreas de gerência de projetos.
  • Segurança de sistemas: Basear nos conceitos de segurança para a implementação de sistemas integrados.
  • Aplicações baseadas em componentes: Abordar conceitos de objetos distribuídos.
  • Desenvolvimento de documentos estruturados: Oferecer conhecimento aprofundado das principais tecnologias derivadas da XML (conceitos vistos em outros artigos deste Blog).
  • Gestão de fluxo de trabalho: Aborda os aspectos gerenciais da gestão de fluxo de trabalho.
  • Sistemas avançados de gestão: Apresentar conceitos que envolvem os temas, processos para implantação, das opções disponíveis, como ERP, CRM, Data Warehouse e BI (business intelligence).
  • Serviços web: Apresentar o modelo de integração por serviços web e trabalhar nesta arquitetura.
  • Integração de bancos de dados: Trazer técnicas, métodos e ferramentas para a integração de bancos de dados heterogêneos.
  • Inteligência empresarial: Fornecer uma visão estratégica da organização e abordar a inteligência competitiva, gestão do conhecimento e capital intelectual.
  • Modelo e ferramentas de integração: Apresentar os diversos modelos de integração disponíveis, como: modelo de infra-estrutura de integração, modelo de rede, modelo de armazenamento de dados corporativos, serviços de mensagens e portais corporativos.

       No próximo artigo será abordado os MODELOS DE INTEGRAÇÃO.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail