Home > Coaching: alavancando seu crescimento

Carreira – Como se recolocar

Bia Nóbrega

09/01/2019 às 17h25

Foto:

Muitos dos leitores querem mudar de empresa e/ou carreira em 2019 ou ainda acabam de ser desligados, devidos aos ajustes de quadro que naturalmente acontecem nesta época.

Vamos hoje começar uma jornada de recolocação focando em quem “perdeu o seu emprego”. E nas próximas semanas todos terão os passos para o atingimento de seus objetivos.

Vamos lá?

Primeiramente, se você “perdeu o emprego”, não se desespere. É hora de buscar uma atividade profissional, e não um emprego, que te preencha por completo: financeiramente, pessoalmente e profissionalmente.

Veja a oportunidade que surge ao buscar algo novo ou realizar, finalmente, o seu sonho de empreender (caso tenha este sonho).

Comece respirando e espairecendo, aceitando o ocorrido, e não praguejando empresa e/ou gestor, pois este comportamento em nada facilitará e até poderá te atrapalhar. Fique atento às oportunidades que surgem – para fazer a melhor opção – ou, caso ainda não tenha portas abertas te esperando, foque em abrir as mais interessantes.

Como?

  1. Reflita sobre suas competências, seus interesses e valores para desenvolver e avaliar suas melhores opções de carreira. Muitos dos artigos anteriores desta coluna podem te ajudar, bem como os primeiros vídeos do meu canal no YouTube.

2.Informe sua situação: não é desempregado – estado passivo –, mas em recolocação – estado ativo. E diga sua disponibilidade de maneira adequada, segura, eficaz e eficiente.

A recomendação é você se disponibilizar para conversar, trocar experiências, ampliar possibilidades (conhecer novas empresas, segmentos etc.) e ajudar no que precisarem – e não pedir ajuda para “encontrar emprego”, pois seus familiares, amigos, colegas de mercado e cursos não terão “emprego” para te oferecer, mas adorarão ter alguém interessado em trocar ideias e – naturalmente – buscarão retribuir identificando oportunidades, indicando vagas (aproximadamente 60% das vagas são fechadas desta forma) e/ou simplesmente falando de você.

  1. Faça seu planejamento financeiro: levante suas despesas, classifique-as e determine como administrará as reservas financeiras até voltar a ter novas receitas.

Na semana que vem falaremos de sua página no LinkedIn e seu currículo, combinado?

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail