Home > Startups e inovação

Fique de olho nas startups do norte!

Você conhece como está o mercado de inovação no norte do país? Pois saiba que por lá, as startups estão se desenvolvendo cada vez mais!

ABStartups

06/06/2019 às 18h05

Foto: Divulgação

Se engana quem pensa que não existe inovação na região norte do país. O cenário de startups da região é promissor e vem crescendo muito nos últimos anos. O motivo? A criação de comunidades de apoio ao empreendedor, players locais engajados e instituições como a ABStartups. Estamos de olho em tudo o que está rolando por lá, através de mapeamentos, eventos e parcerias, por exemplo.

Nesse artigo, você vai conhecer o que tem sido feito na região, e como pode contribuir ainda mais para esse ecossistema!

O cenário empreendedor

Atualmente, com 229 startups mapeadas pelo Startupbase, a região tem suas startups distribuídas entre os estados na seguinte proporção: Amazonas (33%), Pará (22%), Tocantins (16%), Acre (10,4%), Rondônia (9,6%), Amapá (6,7%) e Roraima (1,7%).

Focadas principalmente nos segmentos de educação, comunicação/mídia e e-commerce, o ecossistema da região atende ao público B2B, adotando os modelos de SaaS e marketplace.

Já em relação a maturidade das startups locais, a maioria das startups se encontram maduras, principalmente em fase de tração (36,8%) e operação (34,6%). Em contrapartida, também temos o cenário de ideação em crescimento (25%). As startups em scale-up, apesar de menor proporção, também marcam presença na região (3,6%).

Confira as principais cidades em número de startups:

Novo mapeamento da região norte

O mapeamento de comunidades nasceu com um objetivo: ajudar comunidades a desenvolver e engajar novas startups criando uma rede de apoio e conexão em todas as regiões do Brasil. Em 2018 foram diversas cidades mapeadas e 30 materiais publicados.

Mas essa missão ainda não acabou! As comunidades, assim como a inovação está em constante mudança. E queremos continuar esse trabalho com essas e outras comunidades.

Os mapeamentos funcionam como um guia atualizado permanentemente para identificar oportunidades e desafios de ecossistemas emergentes. E é importante a participação para  aumentar a visibilidade dos ecossistemas locais atraindo investimento e parceiros e contribuir para a criação de políticas e mecanismos que fortaleçam o ecossistema de startups.

 

Agora, está aberta a pesquisa com as startups do norte do país. Se você é da região e tem uma startup ou conhece alguma, preencha / indique o formulário (acesse aqui). Em breve, lançamos as outras regiões, então fique de olho!

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail