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Life Coaching: alcançando uma comunicação mais efetiva

Confira como é possível alcançar uma comunicação mais efetiva

Bia Nóbrega

06/05/2019 às 11h25

Foto: Divulgação

Passo 1: transformar reclamações em solicitações

Você já deve ter ouvido que re-clamar é clamar duas vezes. Pois bem, eu diria que é uma questão de lógica - falar o que você não quer não traz o que quer.

Então é hora de aprender a falar o que você quer.

Por exemplo, ao invés de falar que está frio, diga que gostaria que alguém fechasse a janela. Rápido, simples e eficaz.

Passo 2: elogiar como forma de reconhecimento

Reconhecer o outro é energizante para ambos. Faça mais isso, só que de forma específica, elogiando a ação e não “a coisa”.

Por exemplo, ao invés de falar que o bolo está gostoso, diga que a pessoa faz bolo muito bem.

Passo 3: construir incondicionalmente

Treinar ao invés de repreender, se disponibilizar ao invés de criticar, apoiar ao invés de apontar. Sacou?

Aqui é ser coach: perguntar ao invés de falar.

Aqui é ser mentor: colocar seu conhecimento a serviço do outro.

Aqui é ser gestor/colega e não inimigo: eliminar barreiras apoiando.

Por exemplo, ao invés de “queimar em praça pública”, o melhor é “chamar de lado”, usar comunicação não violenta* e perguntar como pode ajudar.

Passo 4: praticar a “fala ativa”

Aqui é sair do papel de vítima, ressentida, e se colocar no papel de protagonista pela própria história.

Por exemplo, ao invés de “olha o que aconteceu comigo”, dizer “olha o que eu fiz acontecer”, se responsabilizar pela ação (independente de erro ou acerto) e os impactos que ela ocasionou.

Use e abuse do poder da vulnerabilidade para se tornar a melhor pessoa e profissional que pode ser.

Semana que vem vamos falar de como sustentar o que construiu nas última semanas com o “Extreme Self-Care”.

Assista o vídeo abaixo sobre Comunicação Não-Violenta*.

 

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