Home > Por dentro da IT

Não há do que se arrepender

IT Mídia

01/06/2018 às 14h57

Foto:

Ilustração: Eduardo Ramos

 

A IT Mídia sempre foi um sonho profundamente desafiador para mim. Eu, que tanto já tinha vivido quando ela nasceu, encontrei um começo, o ponto de partida de uma obra de longo prazo e, também, raízes.

A visão de ser o maior grupo de mídia B2B no Brasil nos colocou em uma expedição, que teve início em 1997 e seguiu por quase duas décadas. E ninguém pode dizer que os planos não deram certo. Pelo contrário, dos cinco setores da economia que fixamos como meta, só deixamos um pelo caminho. Foi uma jornada em busca de conhecimento, ponderação e razão, embora essa maior lucidez não tenha nos poupado, IT Mídia e eu, de diversos erros. Nesse ponto, nós dois temos trajetórias bastante similares.

No fim, todo o arsenal de lógica e informação esteve sempre a serviço do sonho, nunca o contrário. Tem que ser maior, tem que fazer mais, eu pensava. Poderíamos ter crescido de forma moderada e orgânica, preservando a liderança de mercado e dando passos mais modestos. Teria sido um bom plano também. Afinal, movimentos bruscos geram oportunidades na mesma proporção em que aumentam os riscos. As aquisições consumiram muitos recursos e adicionaram complexidade ao negócio, em todas as esferas gerenciais. A implementação do plano de expansão ocorreu em um intervalo de tempo de balançar os mais otimistas: será que vai dar? Lançamos diversos produtos na sequência. Chegamos a realizar seis fóruns na Bahia, em um único ano, em um total de 40 eventos, considerando as conferências, as entregas de premiações e outros encontros realizados em São Paulo. Tivemos até 12 fechamentos de revistas, de oito títulos diferentes, em um único mês, além de cinco portais de conteúdo.

Nada disso foi errado, apenas audacioso. Seria fácil, agora, olhar para trás e questionar as decisões que um dia tomamos. Fácil, porém cruelmente injusto com o passado. Além do mais, se o produto final dessa estratégia foi o tamanho reconhecimento que a IT Mídia hoje recebe do mercado, então não há o que consertar. Não há do que se arrepender.

 

Esse é um trecho do livro "Sonhando com Pipas", que conta a minha trajetória e a da IT Mídia. A obra está à venda nas lojas físicas e online da Livraria Cultura.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail