Home > Gestão de conhecimento: potencializando a estratégia organizacional

O conhecimento tem pernas e caminha para casa

Fernando Zaidan

14/08/2013 às 9h51

Foto:

Tenho dito em minhas palestras, reuniões, artigos, conferências, etc., esta célebre frase: O conhecimento tem pernas e caminha para casa todos os dias. Não poupo as oportunidades. Acontece que, a maioria das empresas, não tem a noção concreta desta situação. Ou melhor, elas ignoram a possibilidade dos funcionários e colaboradores não retornarem para os seus locais de trabalhos depois de uma noite de sono. Ignoram ou se fazem cômodas, sem planejamento, e apenas se preocupam depois do fato acontecido? Tal fato pode acontecer repentinamente e de formas diversas. Vamos dar o exemplo mais clássico e simples: o funcionário recebe uma proposta de melhoria, vai embora de imediato e leva consigo todo o conhecimento que formou e adquiriu durante anos na organização. Nada foi retido. Nada foi armazenado. E nada poderá ser disseminado no futuro. Como fazer para reter e armazenar tal conhecimento? Primeiramente, a ação não pode ser traumática, por exemplo: amanhã será o dia da retenção do conhecimento ? todos estão convidados e mobilizados para passarem o dia documentando seus processos. Isto não dará certo! O que realmente precisa ser feito são ações diárias com motivação, apoiadas no uso adequado de ferramentas da TI, em especial da web 2.0, a web da colaboração e da cooperação. Os wikis são um ótimo exemplo de tais ferramentas. Neste artigo (link a seguir),  tem-se uma visão mais abrangente da colaboração alcançada com os wikis: Wikis - Ferramentas de Colaboração e Cooperação da Web 2.0: estudo de casos.  E onde entra a XML? Bem ... em tudo. Não podemos contar apenas com o conteúdo textual das páginas wikis. A web semântica foi proposta com base na XML - o mesmo ocorre com a web 3.0: a web semântica social. A semântica precisa ser considerada e agregada aos wikis, tornando-os semanticamente enriquecidos, com a facilidade para as buscas e  a precisão do conteúdo almejado.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail