Home > Gestão de conhecimento: potencializando a estratégia organizacional

Os domínios do LOD (Linked Open Data ? Dados Abertos Vinculados)

Fernando Zaidan

14/08/2013 às 9h51

Foto:

Olá Pessoal.

Gostaria de me desculpar pelo intervalo um pouco grande entre meus posts. Acontece que o doutorado está consumindo os meus neurônios e o meu tempo <rs>. Imagino que quando terminarem as disciplinas (este semestre) estarei me dedicando efetivamente ao meu projeto, e pretendo gerar muito material interessante, inclusive para o IT_Web.

Deixando o ?papo furado? vamos dar continuidade ao LOD (Linked Open Data ? Dados abertos Vinculados). Para quem ainda não leu meus dois artigos sobre este tema, sugiro fortemente que deem uma conferida:

LOD ? Linked Open Data ? Dados Abertos Vinculados - http://itweb.com.br/blogs/lod-linked-open-data-dados-abertos-vinculados/

Diagrama de Nuvem do LOD ? Linked Open Data - http://itweb.com.br/blogs/diagrama-de-nuvem-do-lod-linked-open-data/

Os dados do LOD, evidentemente, estão todos vinculados. Aliás, esta é uma das premissas para se publicar lá. Contudo, há uma interessante separação por domínios, ou seja, por áreas. É isto que eu gostaria de tratar hoje.

Na nuvem do LOD que vocês podem ver acima (última publicação ? Set/2011), os domínios estão situados em locais distintos, e os datasets de tais domínios bem pertos uns dos outros. Isto para facilitar a visualização da conexão entre eles. Por exemplo, em cima e um pouco para a esquerda na nuvem, podemos conferir os datasets de entretenimento (BBC Music é o carro chefe). Ao centro, claro, temos o DBPedia, o dataset do Wikipedia. Abaixo dele estão os datasets da área médica e da ciência da vida. E assim por adiante: dados estatísticos e censos governamentais (esquerda abaixo), acadêmicos e científicos (ao centro à direita). E claro, datasets de domínios específicos estão por toda a nuvem.

No próximo post (prometo, não vai demorar), falarei especificamente de alguns datasets da área médica.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail