Home > Xandó: Avaliações e Opiniões

PapoFácil: Service IT Gestão de Cloud

Flavio Xandó

25/10/2017 às 8h49

Foto:

Eduardo Luis Gallo, Sócio Presidente, conta a história da empresa, suas áreas de atuação como System Integrator, IT Services e Managed Services, bem como a nova área de serviços de Cloud Broker para administrar os uso de nuvem, ou nuvens, pelas empresas. Clique na imagem abaixo para assistir.

Gravado dia 24/10/2017 no Garter Symposium em São Paulo


PAPOFÁCIL #086 Service IT Gestão de Cloud


Service IT agrega estabilidade e otimização financeira
a projetos em nuvem com nova Divisão de Cloud Services

Ofertas end-to-end do planejamento à operação, times especializados e parceria com principais provedores oferecem um caminho mais eficiente e seguro para as diversas estratégias dos clientes para a nuvem

(São Paulo, outubro de 2017) A Service IT, integradora de soluções e serviços de TI especializada em outsourcing e consultoria, anuncia no Gartner Symposium/ITxpo o lançamento da Cloud Services, uma divisão dedicada a suportar migrações e novos projetos baseados nas ofertas de IaaS (infraestrutura como serviço) e PaaS (plataforma como serviço). A unidade já começa com projetos de referência em inovação, tanto em solução tecnológica quanto no modelo financeiro. Além de minimizar os riscos e desgastes da migração, a estratégia é apoiar o desenvolvimento de serviços inovadores e transformação de negócios sustentados em plataformas de nuvem.

Entre outros provedores, a Service IT constitui forte parceria com Oracle que possui diversas ferramentas e serviços para planejamento, migração, gestão e segurança das plataformas empresariais em nuvem. “A contratação de servidores, armazenamento e plataformas como serviço é uma tendência geral. Mas a mudança não se dá com um clique. São processos complexos de decisão e implementação. O suporte especializado evita erros que podem tornar os projetos mais caros ou comprometer os objetivos”, explica Iuri Nascimento, Head of Cloud Services da Service IT.

A Divisão de Cloud Services foi criada para atender clientes que buscam no parceiro especializado um caminho para facilitar e garantir o sucesso da jornada à nuvem. Segundo Iuri Nascimento, há três motivações básicas que têm levado os clientes a essa opção: perspectiva de redução de custos; novas aplicações; e negócios que precisam de muita escalabilidade e capacidade de expansão rápida.

No que se refere aos aspectos financeiros, o expertise em análise do ambiente, consultoria e arquitetura permite que se chegue à melhor equação em cada caso. “Nossa equipe de Arquitetos de Soluções analisa perfil de uso e orienta o contrato com o menor custo, sem afetar a disponibilidade e o desempenho. Muitas vezes, medidas como desativar instâncias em horários em que aplicação é desnecessária já pesam muito na redução do custo total”, menciona o especialista. A Service IT faz ainda avaliações altamente customizadas das vantagens e contrapartidas para cada cliente. Assim, além de otimizar os contratos com os provedores em nuvem, permite opções como esquemas híbridos, em que se combinam as infraestruturas on premise e em nuvem, conforme as condições em cada cliente.

Outra demanda destacada é gerada por projetos que só se viabilizam com o uso de serviços em nuvem, como big data, inteligência artificial ou biometria em massa, que envolvem grandes volumes de dados e carga de processamento. Entre as iniciativas “cloud first” (já concebidas sobre o pressuposto da nuvem) também se incluem os serviços sujeitos a sazonalidades e grandes variações de carga.

Projetos pioneiros

A divisão de Cloud Services já inicia seu trabalho com vários projetos em execução.

Entre eles, uma rede de varejo, no qual o cliente requisitou uma alternativa de contingência (disaster recovery) em um modelo de consumo, ou seja, o cliente paga um valor mínimo mensal referente à infraestrutura de DR e escala para o volume necessário em caso de indisponibilidade do ambiente de produção. A Service IT é o primeiro parceiro Oracle da América Latina a suportar esse tipo de operação, em que se replicam os dados e se implementam ferramentas para levantar rapidamente a estrutura de contingência e recuperar as operações sem interrupção.

Em outro caso, uma organização multinacional necessitava de melhorias no desempenho dos serviços para usuários na Europa, que precisam acessar aplicações nos servidores em São Paulo. Foi implementado um esquema de sincronização entre o data center próprio do cliente e uma estrutura em nuvem na Europa. Além de encurtar o caminho de cada sessão, com a substituição de acessos internacionais por acessos locais, esse modelo dá às unidades locais flexibilidade para escalonar os contratos de data center e telecomunicações, conforme suas necessidades, sem afetar a infraestrutura no Brasil. A Service IT foi pioneira nessa implementação, de replicação bidirecional de ambiente de produção.

Serviço:

As soluções, casos de sucesso e serviços em Cloud, Segurança, Mobilidade, Serviços e Infraestrutura da Service IT serão apresentadas durante o Gartner Symposium/ITxpo, em seu stand localizado no setor de exposição (Golden Hall, stand 916).

Gartner Symposium/ITxpo
23 a 26 de outubro
Sheraton São Paulo WTC Hotel
Avenida Nações Unidas, 12559 - São Paulo

Sobre a Service IT

A Service IT é uma integradora de soluções e serviços de TI especializada em outsourcing e consultoria. Monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes através de um Centro de Operações próprio.

Representa como parte de seu portfólio de soluções AWS, Dell EMC, IBM, Oracle, Red Hat, Riverbed, ServiceNow, Veeam, Veritas e VMware atuando como um parceiro estratégico em cada um desses fabricantes. Mantém unidades de negócios especializadas em Infraestrutura, Serviços, Mobilidade, Segurança e Cloud.

Aposta na certificação e capacitação de seus profissionais para diferenciar-se no mercado e prestar serviços que superem as expectativas de seus clientes.

Fundada em 1995 possui escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago do Chile e uma estrutura preparada para atender toda a América Latina.

Para saber mais, acesse o site www.service.com.br.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail